O secretário da Agricultura e do Abastecimento em exercício Newton Pohl Ribas abriu nesta segunda-feira (14) o curso de incentivo à caprinocultura, que está sendo realizado no Centro de Treinamento da Emater-Parque Newton Freire Maia. O principal objetivo do evento é capacitar técnicos de diferentes regiões do Estado para que possam orientar produtores de pequeno, médio e grande porte na criação de caprinos.
Durante a abertura foram apresentados o cenário atual e as previsões da caprinocultura de corte, mercado, sistemas de criação e ainda os produtos comercialmente importantes obtidos dos caprinos. "O foco da campanha será a carne como qualidade de vida. Alguns frigoríficos serão credenciados para o abate dentro de padrões internacionais e a carne receberá um selo de qualidade", explica Antônio Carlos Salles, presidente em exercício da Capripar (Associação Paranaense de Criadores de Caprinos).
O mercado de caprinos é comprador, mas ainda faltam animais novos, de carne macia, tenra e sabor suave, que é a preferida pelo setor gastronômico do Sul do país. O outro lado positivo é que os Estados Unidos, Europa e Oriente Médio destacam-se com mercados altamente promissores para as exportações do Paraná.