A volta às aulas marcou o início das atividades da Escola Municipal Alminda Antônia de Andrade, localizada no distrito de Trigolândia, em Piên. Construída pela prefeitura com financiamento do Governo do Estado por meio do Programa Paraná Urbano II, a nova unidade escolar, com 1,5 mil m2 de área construída, dez salas e uma biblioteca, tem 360 alunos. As obras, no valor de R$ 341,2 mil, foram concluídas há poucos dias.
O ato de inauguração foi realizado no fim da tarde de segunda-feira, 25, e contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Caíto Quintana, que representou o governador Roberto Requião, do secretário do Desenvolvimento Urbano, Renato Adur, do prefeito Piên, Francisco Marques Neto, e de autoridades do município.
Em seu discurso, Caíto Quintana disse que a inauguração da Escola Alminda Antônia de Andrade é um exemplo vivo do esforço do Governo do Estado ?para que o entusiasmo da comunidade, dos país e dos alunos retorne à sala de aula?, uma vez que ?o que mais podemos dar às crianças é a educação?.
O secretário do Desenvolvimento Urbano, Renato Adur, por sua vez, disse que ?o respeito à educação é fundamental para o desenvolvimento de um povo?, e destacou ?o respeito do governador Roberto Requião pela educação, haja vista o seu esforço em construir novas unidades escolares, em capacitar e remunerar bem os professores e em dotar os alunos de bom material didático?. O governo estadual financiou 95% dos custos da nova escola e a prefeitura entrou com uma contrapartida de 5%.
O prefeito Francisco Marques fez um agradecimento público ao governador pelo apoio quem vem dando a Piên por meio das parcerias. ?Aqui em nosso município é a comunidade que diz o que quer e o que precisa. E só depois da manifestação popular é que firmamos as parcerias com o Governo do Estado, que tem trabalhado muito por nosso povo?, salientou.