Governo inaugura centro de educação ambiental

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, acompanhado do presidente do IAP ? Instituto Ambiental do Paraná, Rasca Rodrigues, e dos prefeitos Amin Hannouche, de Cornélio Procópio e Maria Aparecida de Souza Lima Bassi, de Santa Mariana, inaugura nesta sexta-feira (18) as obras e equipamentos do Centro Regional de Educação Ambiental do Parque Estadual Mata São Francisco.

"Esta unidade de conservação representa importante banco genético e fonte de pesquisas científica para a conservação e recuperação da mata nativa do Norte do Paraná", afirmou Cheida.

O Parque Estadual Mata São Francisco, criado em 1994, possui área total de 832,57 hectares, dos quais 73% localizados no município de Santa Mariana e 27% em Cornélio Procópio.

Os equipamentos que serão entregues amanhã (18) pelo secretário e o presidente do IAP permitirão colocar em funcionamento o Centro Regional de Educação Ambiental com 137,85 m2 de área equipado com Hall de Recepção de Visitantes para cadastramento e orientação. O espaço será destinado também para aulas e exposições ambientais; auditório para 50 pessoas, estacionamento, sanitários (4 masculinos, 4 femininos e um para portadores de necessidades especiais), lanchonete equipada, casa de guarda-parque (87,15 m2 contendo 3 quartos, sala, cozinha, sanitário e garagem); trilha interpretativa com sinalização, além de equipamentos como computadores, telefones, multimídia, entre outros.

Com a inauguração deste centro, espera-se que a visitação do parque seja ampliada de 5 mil para 10 mil visitantes/ano, avalia o presidente do IAP, Rasca Rodrigues.

Um dos últimos e mais significativos remanescentes de Floresta Estacional Semidecidual, ou seja, das florestas nativas do Norte do Paraná, explica o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do IAP, Wilson Loureiro, o Parque Estadual Mata São Francisco abriga espécies nativas como peroba, guarita, palmito, óleo pardo, cabriúva, caviúna, pau marfim, cedro, canjarana e louro pardo.

Em termos de fauna, as principais espécies encontradas no Parque são o veado campeiro, paca, quati, bugio, tamanduá-mirim, jacu, maritaca, gato-do-mato, macaco-prego, tatu que, como as espécies de flora, assumem papel importante frente à pesquisa científica para conservação e recuperação da floresta Estacional Semidecidual.

O Parque Estadual Mata São Francisco funciona de quarta-feira a domingo das 8h às 17h30, inclusive nos feriados.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo