A Secretaria da Saúde inaugurou nesta sexta-feira (8) no Hospital Universitário de Cascavel (HU) o Centro de Assistência em Toxicologia (Ceatox). O centro é o quarto com características semelhantes a ser instalado no Paraná. Outros (chamados Centros de Informação em Toxicologia) já funcionam em Curitiba, Londrina e Maringá. O último centro foi inaugurado há mais de 15 anos. ?Além da função científica que o centro terá, é mais uma maneira de atender a população de forma rápida e eficaz?, afirmou o secretário Cláudio Xavier. Com a inauguração, o Paraná se torna o segundo Estado do país em número de Ceatox, atrás apenas de São Paulo.

continua após a publicidade

O novo centro tem capacidade para 50 atendimentos por mês, contando com duas farmacêuticas bioquímicas e 12 plantonistas. A unidade conta também com um laboratório de toxicologia de apoio, instalado na Universidade Estadual do Oeste Paranaense (Unioeste).

O objetivo é realizar diagnósticos laboratoriais para confirmação dos envenenamentos. A organização é da Secretaria da Saúde (setor de Zoonoses) e da 10ª Regional de Saúde (Cascavel), em parceria com o município e a Universidade. ?Verificamos a necessidade da região em ter um centro próprio. Aqui há grande área agrícola e era uma reivindicação da própria universidade e da população local?, lembrou Xavier. Serão orientados casos de envenenamentos com agrotóxicos, medicamentos e picadas de animais peçonhentos, entre outros.

O investimento no Ceatox de Cascavel, contando os equipamentos enviados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), foi cerca de R$ 200 mil. Entre esses equipamentos está incluído um cromógrafo gasoso para análise de resíduos metal pesado e agrotóxico, que foi entregue ontem (8). ?Esse é mais um apoio importante que a Secretaria da Saúde dá para a população da Região Oeste e para o Hospital Universitário?, disse o reitor da Unioeste, Alcebíades Luis Orlando.

continua após a publicidade

Todos os centros de assistência em toxicologia são do governo estadual. O primeiro foi inaugurado em Curitiba há 24 anos e realizou no ano passado mais de 4,5 mil atendimentos por telefone. Todos orientam equipes de saúde fornecendo informações sobre diagnóstico e tratamento dos acidentes toxicológicos, assim como a população fornecendo informações sobre envenenamentos.

O centro também pode realizar exames toxicológicos para o diagnóstico das intoxicações e serve de fonte de pesquisa científica para acadêmicos de áreas afins. O telefone para atendimento da população da região de Cascavel é 0800 6451148 e funcionará 24 horas, assim como todos os 33 centros no Brasil. Em Curitiba o telefone é 0800 41 0148, em Londrina (43) 3371 2244 e em Maringá (44) 225 8484.

continua após a publicidade