A Secretaria de Estado do Turismo e Paraná Turismo promovem, de 06 a 08 de outubro, três reuniões de planejamento do Programa de Regionalização do Turismo no Paraná. O Programa de Regionalização do Turismo ? Roteiros do Brasil, concebido pelo governo federal de forma participativa e alinhado com as políticas da Organização Mundial do Turismo (OMT), propõe o ordenamento da atividade turística no Brasil, com ênfase no desenvolvimento regionalizado.
Para o secretário de Estado do Turismo, Celso de Souza Caron, a implantação do Programa de Regionalização do Turismo traz muitos benefícios ao Paraná. “Esse programa vai aperfeiçoar o nosso produto turístico”, diz Souza Caron. Trata-se, segundo ele, da estruturação da oferta turística, ordenando-a em roteiros, com o objetivo de aumentar a competitividade dos produtos turísticos no Paraná, de acordo com a estratégia do Ministério do Turismo.
Participam dessas reuniões os municípios que têm órgão oficial de turismo e/ou monitor do antigo Programa Nacional de Municipalização do Turismo. Na quarta-feira, das 13h30 às 18 horas, acontece a primeira reunião no Centro de Eventos de Cornélio Procópio (Av. Francisco Morato s/nº). O encontro será dirigido aos municípios da região turística estabelecida como Norte e que fazem parte das regiões administrativas da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro – Amunorpi, Associação dos Municípios do Norte do Paraná ? Amunop, Associação dos Municípios do Médio Paranapanema ? Amepar e Associação dos Municípios do Vale do Ivaí ? Amuvi.
Na quinta-feira, das 13h30 às 17h30, na Unidade de Negócios do Senac em Maringá (Av. Colombo, 6213) serão reunidos os municípios da Região Turística Noroeste. Foram convidados representantes dos municípios membros da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam).
E na sexta-feira, das 13h30 às 17h30, em Nova Londrina (na Chácara do Colla, prolongamento da Av. Antônio Orimenezes s/nº, saída para Itaúna) o encontro vai reunir representantes dos municípios da Associação dos Municípios da Região de Entre-Rios (Amerios) e da Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (Amunpar).