Governo implanta Siate em Maringá e Sarandi

O governo entregou estações do Projeto Povo (Policiamento Ostensivo Volante) e ambulâncias do Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergências) em Maringá e Sarandi, nesta terça-feira.

Apucarana também recebeu o policiamento comunitário, do qual faz parte o Projeto Povo. ?O aumento no número de viaturas são investimentos que melhoram a segurança na região. Aqui já houve a ampliação do programa e após a primeira fase, nos outros municípios, as unidades do Povo serão instaladas em mais pontos?, afirmou o governador.

O Povo já funciona em Maringá e foi ampliado em quatro estações, formada, cada uma, por um automóvel e duas motocicletas. Os novos veículos vão levar o policiamento comunitário para os bairros Jardim Alvorada, Ney Braga, Borba Gato e Hermann Moraes de Barros, atendendo a cerca de 80 mil habitantes.

Segundo o prefeito Sílvio Barros, o investimento e, sobretudo, a filosofia do programa é essencial para que o município mantenha a condição de cidade mais segura do país, avaliada em pesquisa do Ipea ? Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. ?Nós precisamos do governo estaual para manter este status de cidade segura que orgulha nosso Estado?, salientou o prefeito Silvio Barros.

Também em Maringá, o governador entregou mais quatro ambulâncias do Siate para o Corpo de Bombeiros. Todas são equipadas para atendimento a traumas físicos, como acidentes de trânsito ou lesões provocadas por fatores externos.

?Além da frota do Siate, este governo já fez a maior compra de viaturas, com 1.600 veículos, as maiores contratações de policiais e de compra de pistolas. Mas esses números não teriam efeito se não fosse a implantação de estratégias como esta, de policiamento comunitário?, ressaltou o secretário da Segurança, Luiz Fernando Delazari.

Em 2004, o Siate prestou socorro em 6.500 ocorrências em Maringá, o que representa uma média de 18 casos por dia. ?Antes, nas cidades médias, apenas se ouvia falar do trabalho do Siate. Hoje cerca de 4,5 milhões de paranaenses são cobertos por esta proteção?, destacou o secretário da Saúde, Cláudio Xavier, ao lembrar que o número de municípios com Siate subiu de sete para 15, neste governo.

Autonomia

Para Sarandi foi entregue uma ambulância do Siate, dentro do compromisso de levar este atendimento a municípios com mais de 50 mil habitantes. Dessa forma, os bombeiros e socorristas terão mais autonomia para prestar suporte básico de vida à vítima até a remoção dela a uma unidade hospitalar.

?Agradeço o apoio do governo do Estado para o desenvolvimento de nossa cidade, pois temos muito tráfego em nossas estradas e a segurança dos usuários, com certeza, estará mais assegurada com o Siate?, comentou o prefeito Aparecido Farias Spada.

Sarandi e Apucarana também começaram a ser atendidas, nesta terça-feira, pelo policiamento comunitário. As duas cidades receberam estações do Projeto Povo. A primeira será atendida com um automóvel e duas motocicletas e a segunda, com três automóveis e seis motos. Em Apucarana, nesta primeira fase, serão beneficiados os moradores e comerciantes da região central e ainda do Jardim Ponta Grossa e Vila Nova, que abrigam juntos aproximadamente 60 mil pessoas.

O policiamento comunitário tem o objetivo de reduzir os níveis de criminalidade e violência, através da implementação do policiamento preventivo, fixando as equipes policiais em um único bairro de atuação. Dessa maneira o policial conhece a geografia, os moradores e os problemas de sua área e é reconhecido pela comunidade que atende.

 O policial que passa a ser um consultor de segurança, auxiliando a todos e sugerindo medidas que possam contribuir para maior tranqüilidade e diminuição da criminalidade. ?Desde o início do governo Roberto Requião o Povo é cerne da atuação policial militar no Estado do Paraná?, disse o comandante-geral da Polícia Militar, David Antônio Pancotti.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo