O Departamento de Transporte Oficial (Deto), da Secretaria da Administração e da Previdência (Seap), está implantando um novo programa de manutenção dos carros do governo do Paraná. Trata-se do Sistema Centralizado de Manutenção, que deve começar a funcionar nos próximos dias.

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Ao longo dos últimos meses, técnicos do Deto vêm fazendo testes do novo modelo e apresentações aos órgãos públicos e às oficinas que foram contratadas, via licitação, para prestarem serviços ao Estado.

Em síntese, a grande mudança é que o governo, por meio do Deto, terá o gerenciamento de tudo que for referente à manutenção da frota, o que objetiva assegurar mais transparência e economia de despesas.

Histórico

Cada veículo terá uma espécie de ?prontuário?, ou seja, uma ficha com todo o histórico de manutenções e consertos. Esse banco de dados e essas informações disponíveis vão permitir ao Estado constatar, por exemplo, a partir de que momento não compensa mais manter determinado carro, devido às constantes falhas que exigem freqüentes gastos. E, assim, decidir por leiloar e substituir o veículo.

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?Além de reduzir a burocracia, uma vez que todo o procedimento será online, o novo sistema representa um avanço no controle de gastos e na tomada de decisões administrativas?, salienta a secretária de Estado da Administração e da Previdência (Seap), Maria Marta Renner Weber Lunardon

Até então, como destaca a secretária, não existia um controle eficiente, uma definição clara de responsabilidades. Cada órgão público fazia a manutenção dos carros sem que o Estado conseguisse apurar exatamente se o que se gastava com manutenção era ou não oneroso demais, e se os serviços estavam sendo bem efetuados ou não.

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?Agora, por meio de um sistema atualizado de preços de peças e de serviços, o Deto poderá fazer auditorias permanente, cruzando dados, verificando quanto se gastou para determinado reparo e qual o valor cobrado no mercado, levantado por esse sistema?, acrescenta Maria Marta.

Centralização

De acordo com o diretor do Deto, Auro Damolin, os órgãos públicos continuarão encarregados de custear a manutenção de seus carros, e a ter autonomia para cuidar de seus veículos. Entretanto, explica ele, o Deto centralizará informações de todas as etapas do processo ? o que melhora a gestão da frota oficial.

Por enquanto, o novo sistema vale para os órgãos públicos situados em 15 dos 31 pólos nos quais o Paraná foi dividido pelo Deto. A relação dos municípios e das oficinas contratadas nesses pólos está no site www.seap.pr.gov.br/deto. Para os outros 16 pólos, será realizada licitação.