O Governo do Estado garantirá dentro de 15 dias a implantação de 17 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Londrina, sendo oito de UTI adulto na Santa Casa de Londrina e ainda cinco leitos adulto e quatro neonatal no Evangélico de Londrina. Atualmente Londrina possui 94 leitos de UTI, sendo assim os 17 novos leitos representarão um acréscimo de 18,08%.
Os equipamentos serão locados pelo Estado até terminar o processo de licitação de equipamentos para 54 leitos de UTI, que serão distribuídos para a Santa Casa de Londrina, Hospital Evangélico de Londrina, Hospital Universitário de Londrina, bem como para os municípios de Irati, Rio Negro, Castro e Ponta Grossa. O Estado ainda irá custear os leitos até o credenciamento junto ao Ministério da Saúde.
Para o diretor de Sistemas de Saúde, Gilberto Martin, a medida é muito importante para a região, pois faz parte da estratégia de ampliação de leitos de UTI, que inclui a reabertura de 14 leitos que estavam fechados no Hospital João de Freitas em Arapongas, bem como o repasse de cerca de R$ 1,5 milhão de recursos do Ministério da Saúde e gestão do Estado para a construção de uma nova ala que abrigará as primeiras Unidades de Terapia Intensiva (UTI) na Santa Casa de Cambé, no norte do Estado. O Governo do Estado deverá ceder os equipamentos para garantir o funcionamento das unidades.
Segundo Martin, apesar de trabalhar no limite da capacidade física e de Recursos Humanos, o Governo está disposto a custear leitos com recursos do Tesouro do Estado até o credenciamento junto ao Ministério da Saúde e a locar equipamentos. Diante disso, alguns hospitais se dispuseram a realizar reformas e ampliações para disponibilizar espaço físico. ?Esta atitude coincide com a disposição do Governo e possibilita a ampliação de leitos?, diz.