O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Luiz Claudio Romanelli, e o prefeito de Barbosa Ferraz, Mário César Lopes Carvalho, assinaram nesta quarta-feira (15) convênio para a construção de 34 unidades habitacionais do programa Casa da Família destinadas a famílias com renda de até dois salários mínimos mensais. Desse total, 22 casas serão construídas na sede do município e 12 no distrito de Bourbônia.
?Essas moradias deverão estar concluídas em meados do segundo semestre?, disse Romanelli. ?Cada convênio assinado significa que estamos levando uma nova vida às famílias de baixa renda através de uma moradia digna. São famílias que deixarão para traz as angústias de uma vida difícil para entrar numa nova etapa?, afirmou. O prefeito de Barbosa Feraz informou que a área está pronta para o início das obras.
Barbosa Ferraz é um município com pouco mais de 14 mil habitantes. Desses, aproximadamente nove mil moram no meio urbano e o restante na zona rural. ?É uma cidade que tem um dos mais baixos IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Paraná?, diz o prefeito. Segundo ele, as famílias vivem basicamente do trabalho da agropecuária e os rendimentos geralmente não ultrapassam o meio salário mínimo.
?Por ser um município tão carente, essas casas são de extrema importância. Hoje temos uma demanda de mais 150 moradias e por isso já estamos providenciando uma nova área para construir mais 66 casas no próximo ano e assim reduzir o déficit habitacional no município?, disse Mário César.
Estiveram presentes ao ato de assinatura do convênio o deputado estadual Alexandre Curi, o vice-prefeito Arquimedes Gasparotto e os vereadores Elson Zacarias de Siqueira, Mauro de Carvalho, Luciano Soares de Souza, Nivaldo Rosa de Souza e Luiz Carlos Angeli.