Governo garante estágio a 3 mil estudantes

A Central de Estágio da "Escola de Governo do Paraná" atende atualmente a 3.044 estudantes, do ensino médio e do ensino superior, em todo o Estado. São jovens que trabalham em 56 órgãos do Poder Executivo conveniados ao programa, entre eles secretarias, autarquias, departamentos, estatais e institutos. Em quase um ano de atividades, a central possibilitou aos estagiários aprimorarem seus conhecimentos. Em contrapartida, os estudantes também têm contribuído com sugestões e projetos para as repartições em que atuam.

O programa Central de Estágio foi lançado em março de 2004, pelo Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap). Em outubro último, passou a ser ligado à Escola de Governo (vinculada à própria Seap), instituída naquele mesmo mês.

Desempenho

Mais do que centralizar o banco de estudantes cadastrados para atuarem no poder público, o programa busca também acompanhar o desempenho deles e verificar se os estagiários estão em funções compatíveis com a futura profissão. Alunos do ensino médio são encaixados em serviços como atendimento ao público; já os universitários executam tarefas relacionadas ao curso que estudam.

Dos 3.044 estagiários, 1.289 são alunos do ensino médio. A jornada de trabalho para eles é de no máximo quatro horas por dia. A remuneração, R$ 1,43 por hora. Já os 1.755 universitários têm jornada de seis a oito horas diárias, e ganham R$ 2,13 por hora. Todos recebem vale transporte. A duração do estágio é do no máximo dois anos.

Contratação

Para ser contratado, o próprio estudante se cadastra. Ele acessa o site do programa (www.pr.gov.br, no ícone "emprego e estágio") e preenche informações solicitadas (nome, local em que estuda, curso, entre outras). Tudo é armazenado num banco de dados informatizado, acessível à equipe da "Central" e às gerências de recursos humanos dos órgãos conveniados.

Quando um desses órgãos precisa contratar um estagiário, é a gerência de recursos humanos da própria instituição requisitante que verifica quantos se encaixam ao perfil necessário, e efetua o processo de seleção.

Avaliações

Depois de contratado, o estudante, a cada seis meses, precisa entregar um relatório de estágio. O documento passa pela "Central", pela escola ou faculdade onde o estagiário estuda e é encaminhado à Delegacia Regional do Trabalho, quando ela solicita.

No relatório, o estagiário detalha os afazeres cotidianos, a jornada de trabalho cumprida por ele, se participou de projetos executados pelo órgão público em que atua, entre outras informações.

Ao final do estágio, o estudante elabora mais dois tipos de relatórios. Um é a "avaliação do estágio". Nela, o aluno aponta os aspectos positivos e negativos dos trabalhos executados. O outro é a "avaliação do estagiário", este referente ao papel do chefe imediato ? se deu orientações corretas, se propiciou a aprendizagem, entre outros pontos.

Serviço:
Informações podem ser solicitadas pelo e-mail centraldeestagio@pr.gov.br

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo