Com o objetivo de intensificar as ações para o desenvolvimento da região do Vale do Ribeira, o secretário Especial para Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira, se reuniu com o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Carlos Moreira Junior, na quinta-feira. "O Vale do Ribeira foi considerado, pela Organização das Nações Unidas (ONU), como uma das regiões mais pobres do Brasil. Por isso, queremos reverter esta situação com projetos na área da educação, saúde e inclusão digital", explicou o secretário.
O governo do Estado e a universidade já vêm desenvolvendo, naquela região, várias ações na área saúde. Uma das principais é o projeto Catarata, que visa a prevenção da cegueira com exames de acuidade visual e, em determinados casos, a cirurgia. "Professores e alunos, ligados ao Hospital das Clínicas, vão até o Vale do Ribeira prestar estes serviços gratuitos. As pessoas idosas que precisam da cirurgia de catarata são encaminhadas para hospitais de Curitiba", conta Nizan.
Ainda dentro do projeto, a Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) viabiliza os óculos para quem precisa e o Governo do Estado cede um ônibus para o transporte das pessoas. "Neste caso, os profissionais e alunos ligadas à área da oftalmologia fazem um papel social para recuperar a visão da população do Vale do Ribeira. Isto fortalece o convívio entre elas, principalmente, das crianças que têm dificuldades para enxergar", declara o secretário.
Para o reitor da UFPR, a parceria com o Governo do Estado é essencial. "Os nossos objetivos vão ao encontro dos do governo, pois também queremos a integração e o desenvolvimento das áreas mais reprimidas, como é o caso do Vale do Ribeira", afirmou Moreira.
Outro assunto tratado na reunião foi a prevenção da gravidez precoce. Foi estabelecido que este projeto será implantado em dois aspectos: a informação sobre a gravidez e o desenvolvimento de atividades que ensinem sobre as doenças sexualmente transmissíveis e a AIDS.
A odontologia também vai estar presente na região. Alunos e professores
vão visitar as famílias e ensinar como escovar os dentes corretamente e os procedimentos para a prevenção das cáries. Segundo o secretário Nizan, ainda este ano, o governo do Estado vai ceder mais um ônibus para o projeto.
Na área da educação, foi estabelecido o fortalecimento do projeto Educação de Jovens e Adultos e Alfabetização (EJA) e o treinamento dos 300 professores daquela região. "O EJA já foi implantado e até agora, 200 professores passaram pelos cursos de reciclagem e treinamento da Secretaria da Educação", contou Nizan.
O fortalecimento do projeto Mutirão Metropolitano, da Secretaria Especial da Região Metropolitana de Curitiba, que vai coordenar as ações políticas do Estado, também foi um dos aspectos abordados na reunião. As principais ações deste projeto são o mutirão rural, a escola solidária e a gestão dos mananciais.
E, no caso da inclusão digital, será implantado, através da Celepar e Secretaria de Assuntos Estratégicos, Telecentros em todas as cidades da Vale do Ribeira. "O governo Requião é um governo de inclusão e o Vale do Ribeira é o foco das atenções desde quando ele começou. Queremos incluir, de forma democrática, todos aqueles que foram esquecidos e integrar economicamente aquela região", finaliza o secretário.