O Governo do Estado está desenvolvendo um programa de apoio aos municípios para a construção de postos de bombeiros comunitários. O Estado vai financiar 80% do valor das obras com recursos do Programa Paraná Urbano II, da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e do Paranacidade, e repassará às prefeituras, a fundo perdido, os restantes 20%.
Instituído pelo governador Roberto Requião, o Programa de Bombeiros Comunitários tem a finalidade de implementar serviços de prevenção e combate a incêndios, e de apoio às ações da Defesa Civil, em cidades com população igual ou superior a 15 mil habitantes que ainda não dispõem de unidade do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar.
O programa funcionará em regime de parceria entre o Governo do Estado, por meio da Sedu/Paranacidade e da Casa Militar, as prefeituras e a Defesa Civil, que vai coordenar toda a implantação. Além do apoio financeiro, o Estado doará um caminhão equipado a cada município que aderir ao programa e qualificará os servidores municipais que trabalharão nos postos.