O agricultor interessado terá modalidades de crédito e assistência técnica específicas como o apoio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Até 2007, a idéia é capacitar 27 mil agricultores, promover mais de 700 cursos e oficinas, produzir manuais técnicos e didáticos, beneficiar cerca de 1,4 mil imóveis com infra-estrutura e implementar 921 produtos turísticos da agricultura familiar.
O programa oferece mais uma oportunidade de renda e trabalho para os produtores, uma vez que o campo tem se mostrado fértil para a implantação de novas atividades econômicas. O Pronaf, por exemplo, poderá apoiar projetos de planejamento das atividades turísticas, inventários dos potenciais da região e das propriedades, construção de pousadas e restaurantes, além da criação de produtos, que envolve marcas, embalagem e certificação.
Nas linhas de crédito de investimentos para os grupos C, D, e E do Pronaf é oferecida a possibilidade de ampliação em até 50% do limite de financiamento para estimular atividades de turismo rural. Informações dos encargos financeiros, bônus de adimplência, prazos de carência e reembolso estão no Plano Safra para Agricultura Familiar 2004-2005.
O financiamento da infra-estrutura comunitária ou territorial de apoio ao turismo poderá ser obtido junto ao Pronaf, respeitando as prioridades estabelecidas em cada região. As propostas devem ser encaminhadas e debatidas nos conselhos estaduais de Desenvolvimento Rural Sustentável. O detalhamento dos territórios pode ser obtido nas delegacias do Ministério do Desenvolvimento Agrário nos estados.
O programa é fruto de uma série de discussões com a sociedade e tem como base o estabelecimento de parcerias, como as dos ministérios do Turismo e do Meio Ambiente. A idéia é incentivar a participação das organizações de agricultores familiares nos conselhos municipais de turismo.
continua após a publicidade
continua após a publicidade