Este ano, cerca de 70 cidades brasileiras devem participar da campanha, que em três anos conseguiu a adesão de 2 mil municípios de 24 países. Em Brasília, está programado um passeio de bicicleta entre a Torre de TV e a Esplanada dos Ministérios. Aí sim, Dutra pegará uma bicicleta para ir pedalando até seu gabinete.
Além do passeio, um bicicletário será inaugurado nos Ministérios das Cidades e do Meio Ambiente e será assinada uma portaria criando o Programa Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta, para incentivar a construção de ciclovias.
Em São Paulo um grupo de ciclistas vai se reunir para distribuir panfletos pedindo mais respeito aos ciclistas, às 7 horas, na Avenida Paulista com Consolação, e às 18 horas, na Rebouças.
A Secretaria Municipal de Transportes, com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a SPTrans, também vai distribuir panfletos e colocar 180 faixas em cruzamentos incentivando o uso do transporte coletivo.
Para especialistas, a falta de opções em transporte de massa é uma das questões que determinam a baixa adesão dos paulistanos a iniciativas como o Dia Mundial Sem Carro. “A ausência de ciclovias e o trânsito violento impedem um aumento do número de pessoas circulando de bicicleta”, acredita o conselheiro do Instituto de Engenharia Nestor Tupinambá.
Em Belo Horizonte, um movimentado cruzamento do centro será coberto por 300 metros quadrados de grama para um café da manhã “pró-pedestre”.
continua após a publicidade
continua após a publicidade