Governo estuda revisar cálculo de pensões por morte

O secretário de Previdência Social do Ministério da Previdência, Helmut Schwarzer, informou que o governo estuda revisar o cálculo de pagamento de pensões por morte. Segundo ele, a proposta foi sugerida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) na última reunião do Fórum da Previdência. "Podemos ter regras diferentes para pessoas diferentes e com idades diferentes", disse Helmut.

O secretário disse que os números apresentados pelo Ipea, órgão vinculado ao Ministério do Planejamento, mostram que 4 milhões de casamentos no País já são entre homens com mais de 65 anos e mulheres jovens. Helmut explicou que, nesses casos, a pensão pode ser temporária e não vitalícia como é hoje.

Também está em estudo o valor da pensão que hoje é integral. Para o secretário, poderia ser retomada a fórmula que era adotada no Brasil até 1991: 50% do valor para o cônjuge e 10% por dependente. Ele informou que a equipe técnica está trabalhando nos modelos de projeções do ministério, atualizando com o índice demográfico e a nova realidade do mercado de trabalho. Os dados podem ser apresentados na próxima reunião do Fórum, dentro de um mês.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo