Mais um trecho de rodovia inteiramente recuperado deve ser entregue à população da região Oeste nas próximas semanas. Estão em fase de conclusão as obras de recuperação entre os municípios de Toledo e Palotina, passando por Maripá (PR-182).
O objetivo da intervenção, segundo o secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi, é formar um corredor ligando Guaíra a Cascavel. ?Estamos renovando a malha da região no sentido de facilitar o escoamento da safra da ponte de Guaíra na direção do Porto de Paranaguá?, afirma.
Estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 4,6 milhões nos serviços de recuperação dos cerca de 54 quilômetros do trecho. Ainda de acordo com o secretário, as obras estão incluídas em um dos maiores programas de recuperação de estradas do Estado, com um cronograma que inclui todas as regiões do Paraná. ?Esses serviços fazem parte do grande cronograma de obras que estamos iniciando e concluindo a todo momento no Paraná. Até o final de 2006 serão 5 mil quilômetros de rodovias recuperadas com investimentos de R$ 1 bilhão?, explica Pugliesi.
Palotina ? Os problemas causados pelo estado de conservação da rodovia entre Palotina e Terra Roxa (PR-364) já começam a fazer parte do passado. Segue a recuperação do trecho, iniciada nas últimas semanas, com investimentos previstos de R$ 11 milhões. ?Estamos trabalhando para reverter o estado lastimável em que se encontra a rodovia?, explica o secretário.
Para Pugliesi, a deterioração do trecho, que se deu mais intensamente no último semestre de 2005, foi cruel e prejudicou a economia dos municípios, que dependem da via para o escoamento da produção agrícola. Ele lembra que a estrada não foi construída para receber o intenso tráfego de veículos, principalmente caminhões carregados, que desviam de duas rodovias federais ? BR-163 e BR-272 ? que continuam em más condições na região.
?Primeiro, os motoristas fugiam da BR-163, entre Guaíra e Marechal Cândido Rondon; em seguida, com o colapso e as obras emergenciais na ponte sobre o Rio Piquiri, entre Francisco Alves e Guaíra na BR-272, mais cargas e mais motoristas utilizaram a PR-364 como opção?, recorda.
A combinação do excesso de tráfego e das chuvas intensas que castigaram a região Oeste do Estado foi fator decisivo para que se chegasse nesse quadro entre Palotina e Terra Roxa, segundo o diretor-geral do DER, Rogério Tizzot. O diretor afirma ainda que há tempos não se realizava intervenção pesada na rodovia.
Além da reabilitação do pavimento, conforme informações do DER, estão previstas ainda dentro dos serviços, intervenções de lama asfáltica no segmento da rodovia que corta o perímetro urbano do município de Terra Roxa.
Outras obras ? O DER trabalha por administração direta na rodovia que liga Palotina ao rio Piquiri (PR-182), na direção de Francisco Alves. Os serviços nos 9 quilômetros do trecho devem ser finalizados até meados de março.
