O governador Roberto Requião entregou, nesta segunda-feira, quatro novos veículos para o Corpo de Bombeiros, em Ponta Grossa, juntamente com os secretários da Saúde, Cláudio Xavier, e da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari. São três ambulâncias para renovação da frota do Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergências) e um caminhão do tipo auto-bomba-tanque-resgate (ABTR), usado para o combate a incêndio e resgate de vítimas nos Campos Gerais.
?Esse investimento não pode ser calculado pelo valor em dinheiro. O benefício vem com as vidas que serão salvas?, disse.
O Siate foi criado por Requião quando estava à frente da prefeitura de Curitiba e foi ampliado por ele quando se elegeu governador. Conforme lembrou, este tipo de atendimento foi espelhado pelo prestado por socorristas em Ohio, nos Estados Unidos. ?Não é uma ambulância. É um sistema de pronto-atendimento para politraumatizados?, disse o governador, explicando que ?a alma do programa são os socorristas que estão à disposição da população 24 horas por dia?.
As novas ambulâncias custaram R$ 102 mil cada uma, totalizando investimento mais de R$ 306 mil. ?A meta é implantar o Siate em todas as cidades com mais de 50 mil habitantes?, disse Xavier. ?Vamos continuar investindo, não há uma unidade de saúde no Paraná que não tenha recebido reforma, equipamentos ou melhorias?, completou.
A entrega faz parte da etapa do processo de implantação do serviço de urgência e emergência no Paraná. Desde 2003, 28 ambulâncias do Siate já foram entregues para os municípios. Este ano, foram entregues mais 28, totalizando 56 ambulâncias distribuídas em 14 municípios.
Saúde
O governador falou ainda sobre os investimentos que estão sendo feitos na área de saúde em Ponta Grossa, destacando a instalação de mais 20 unidades de terapia intensiva, o que eleva o número desses leitos para 50. O prefeito Pedro Wosgrau agradeceu o emprenho do governo estadual em prover o município com investimentos na área de saúde.
?Na próxima quarta-feira fica pronto o projeto arquitetônico do Hospital Regional?, anunciou, lembrando que a autorização para construção do hospital foi dada por Requião. Wosgrau agradeceu ainda a liberação de mais duas ambulâncias para o Pronto-Socorro Municipal.
De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel David Antônio Pancotti, ?o Paraná muda a sua atividade na segurança pública com a renovação da frota e entrega de novos veículos para a atuação de polícia e de bombeiros?. As ambulâncias serão usadas no município e no atendimento de ocorrências em cidades vizinhas. Ponta Grossa ainda não contava com um caminhão tipo ABTR, que possibilita atendimento mais rápido e de melhor qualidade.
As ambulâncias do Siate possuem equipamentos médicos para que o paciente, vítima de qualquer tipo de trauma, seja mantido vivo até sua remoção a um hospital. Na região, os principais chamados são para atendimento de acidentes de trânsito, em que há necessidade de ser tratado por pessoal especializado.
Os socorristas e médicos que atuam no Siate realizaram 7.586 atendimentos pré-hospitalares no ano passado. A maioria deles nos oito municípios que contam com a estrutura do Corpo de Bombeiros na área do 2.º Grupamento de Bombeiros. Já os atendimentos que não são relacionados ao trauma em emergências somaram 1.598 casos, entre combate a incêndio, calamidades e alagamentos.
O ABTR é um caminhão que reúne as características do ABT (auto-bomba-tanque) e do AR (auto-resgate). A utilização dele melhora principalmente o uso dos recursos humanos disponíveis. Na nova metodologia de atuação adotada pelo Corpo de Bombeiros, o ABTR é um caminhão que tem condições de fazer, ao mesmo tempo, o trabalho de extinção de incêndio e resgate de vítimas.
Entre os equipamentos disponíveis no caminhão estão desencarcerador (que serve para retirar vítimas de ferragens ou que estejam trancadas em pequenos espaços), moto-esmeril, moto-serra, cabos, cadeirinha para salvamento em altura, talhas para retirada de animais ou pessoas de poços, e esporas para subida em árvores.
Ponta Grossa é sede do 2.º Grupamento do Corpo de Bombeiros, que abrange, além deste município, outras 61 cidades. Destas, oito contam com quartéis do Corpo de Bombeiros (Telêmaco Borba, Jaguariaíva, Castro, Guarapuava, Palmeira, Irati, São Mateus do Sul e Ponta Grossa).
Outras duas cidades da área de atuação do 2.º GB contam com o Projeto Bombeiro Comunitário. Em Prudentópolis e Pitanga quem dá o primeiro atendimento até a chegada do reforço, caso haja esta necessidade, são as pessoas da comunidade que passam por um treinamento específico e são monitoradas por bombeiros militares.