O governador Roberto Requião e o secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari, entregaram na manhã desta segunda-feira (06) 290 viaturas e 5.239 pistolas calibre ?ponto40? para as polícias Militar e Civil do Paraná. Destas, 3.989 armas renovarão o armamento da PM e 1.250 o da Civil. Elas serão distribuídas entre os policiais de todo o Paraná. Ao todo, desde 2003, o Governo do Paraná já comprou 2.597 viaturas para as polícias do Paraná.
?Todos os veículos estão com os nomes dos seus municípios, na lateral, para evitar que a estrutura da Polícia Militar remaneje os mesmos para fora da designação técnica, feita pela Secretaria de Segurança Pública. E os prefeitos vão fiscalizar isso?, orientou o governador durante a solenidade de entrega, que ocorreu em frente ao Palácio Iguaçu.
As viaturas entregues são do modelo VW Parati 1.6, quatro portas. Elas serão distribuídas entre 199 municípios do Estado para renovar a frota da PM na Região Metropolitana de Curitiba e no interior. Para o secretário da Segurança, essa entrega de novos equipamentos para as polícias do Paraná é a prova dos avanços que este Governo promove. ?Em três anos, conseguimos tornar a polícia do Paraná bem paga e bem equipada. O trabalho ainda continua?, explicou Delazari.
Diversos prefeitos da Região Metropolitana participaram da entrega dos veículos e pistolas. O prefeito de Almirante Tamandaré, Vilson Goinski, elogiou o empenho do Governo do Paraná. ?A segurança em Almirante Tamandaré tem melhorado bastante e isto é reconhecido tanto por mim como pelos moradores do município?, declarou o prefeito.
Frota
As viaturas entregues nesta manhã fazem parte das compras realizadas no ano passado, quando a Secretaria da Segurança adquiriu 997 veículos novos. Em 2003 e 2004, o Governo do Estado entregou para as polícias Civil e Militar cerca de 1.600 viaturas. Ao todo, foram compradas até hoje 2.597 viaturas para as polícias do Paraná.
Requião ainda falou sobre o novo sistema de renovar a frota do Estado, a cada dois anos. ?Na garantia, nós licitamos e exigimos dois anos da fábrica. No momento em que sair da garantia, nós podemos vender estes veículos no mercado e o Estado compra carros novos com grande vantagem, já que não paga ICMS. Em dois anos nós temos uma desvalorização mínima e esse processo manterá veículos novos nas mãos da Polícia com um custo extraordinariamente inferior ao custo absurdo dos veículos alugados? explicou.
Mãos Limpas
A entrega das viaturas e armas aconteceu em frente ao Palácio Iguaçu após a reunião da operação ?Mãos Limpas?. Durante o encontro, Requião determinou ao comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nemésio Xavier, maior rigor com os policiais que trabalham no Projeto Provo de Curitiba. O governador disse que alguns moradores e comerciantes reclamaram que não estão recebendo visitas dos polícias.