Com uma citação bíblica, ?a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular?, o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Padre Roque Zimmermann, procurou incentivar os grupos comunitários e entidades sociais durante cerimônia de entrega simbólica de equipamentos dos programas Hortas e Cozinhas Comunitárias e Produção Solidária de Alimentos (Produsa), realizada recentemente na região de Guarapuava. ?Valorizo muito as coisas pequenas. Não rejeito o que os construtores rejeitaram?, disse Padre Roque, referindo-se ao custo, tamanho e à quantidade dos equipamentos.
Dos 21 municípios que fazem parte do Escritório Regional da SETP em Guarapuava, 15 foram beneficiados com equipamentos para hortas (37 kits), cozinhas (13 unidades) e panificadoras comunitárias (22). O custo total da entrega é de R$ 797 mil. São convênios assinados no ano passado, mas alguns equipamentos, como os de irrigação, ainda estão sendo entregues, sem maiores prejuízos para o funcionamento dos empreendimentos.
?São projetos que se transformam pelo sistema solidário de produção e consumo e terão grande significado para a comunidade?, avalia o secretário.
Programas
Hortas e Cozinhas Comunitárias, programas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e o Produsa, do Governo do Paraná, são iniciativas para impulsionar novos empreendimentos, com a geração de emprego, trabalho e renda, e para melhorar a qualidade da alimentação das pessoas, tanto das que produzem como das que são atendidas por entidades sociais.
A diferença dos dois programas é que o Produsa beneficia grupos produtivos, como cooperativas, enquanto os do MSD atende entidades sociais. O Produsa financia principalmente panificadoras e cozinhas. Por um contrato de comodato são cedidos equipamentos para entidades sociais e associações ou organizações comunitárias.
Segurança Alimentar
A entrega de equipamentos ocorreu durante a participação do secretário Padre Roque à abertura do Encontro Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (SANS), na última segunda-feira (10), em Guarapuava. O evento foi promovido pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea-PR) e pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social (SETP) e contou com a participação de 240 pessoas dos 21 municípios da região, sendo cinco delas prefeitos municipais.
Sobre o encontro, Padre Roque destacou a importância do envolvimento de organizações da sociedade civil ?para um trabalho conjunto sobre políticas públicas.? Ao final do encontro, foi firmada a necessidade de continuidade da discussão sobre segurança alimentar e nutricional, ?para que se tenha uma política pública nesse processo e não apenas programas fragmentados?, resumiu a chefe do escritório da SETP em Guarapuava, Ironi do Rocio Vieira de Camargo.