A secretária da Cultura Vera Mussi inaugurou nesta quinta-feira (03), em Imbaú, a Biblioteca Cidadã Paulo Freire, com um acervo de duas mil obras que irá atender aos dez mil habitantes do município. ?A proposta da Biblioteca Cidadã é disponibilizar um acervo de qualidade para os pequenos municípios do Paraná?, afirmou a secretária Vera Mussi. Segundo ela, o projeto surgiu dentro da Biblioteca Pública do Paraná. ?É composto por uma série de espaços visando o resgate cultural nos municípios e o amor pelo nosso Estado?.
?Plantio de árvores e temas relacionados à preservação ambiental fazem parte do projeto, assim como, um salão comunitário para que a população possa se reunir e debater temas importantes para o município?, exemplificou a secretária. A biblioteca de Imbaú, aliada a outras sete que estão sendo entregues pelo governo, compõe a primeira fase do projeto que totalizará 49 Bibliotecas Cidadãs entregues no Estado. O projeto é coordenado pela Secretaria da Cultura, em parceria com a Secretaria de Obras Públicas e Secretaria de Assuntos Estratégicos.
Para construção e compra do acervo foram investidos cerca de R$210 mil. O espaço físico é de 180 metros quadrados que abriga, além da biblioteca, um salão comunitário, espaço cívico e espaço de recreação. O prefeito de Imbaú, Lauir de Oliveira disse que investimentos em cultura são sempre bem vindos e valorizados pelos municípios, que geralmente não possuem recursos para projetos do porte da Biblioteca Cidadã. ?Nosso município carece de acervos e a procura é grande. Com esse novo espaço, nossos jovens terão a oportunidade de ampliar seu apredinzado?, afirma.
Projeto – Elaborado pela Coordenadoria de Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, o projeto arquitetônico das Bibliotecas Cidadãs é constituído de módulos que podem ser adaptados a diferentes tipos de terrenos, possibilitando ampliações futura. As construções ficam sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Obras. ?A melhor maneira de aprender a escrever é lendo. Esse programa demonstra a preocupação do governo do Estado com o desenvolvimento cultural dos jovens paranaenses?, afirmou o deputado Hermes da Fonseca, presente no evento.
A Biblioteca Cidadã conta ainda com um telecentro, composto por seis computadores com acesso à internet para apoio à pesquisa. A instalação dos telecentros está sendo coordenada pela da Secretaria de Assuntos Estratégicos e Celepar. Além do mobiliário necessário, o prédio foi equipado aparelhos de vídeo e DVD que serão utilizados para aulas e apresentações culturais.