O governador Roberto Requião entregou, nesta terça-feira (13), mais 470 novos veículos para uso da Polícia Militar, em que foram investidos mais de R$ 10 milhões. Com essa aquisição, o Governo do Paraná já ultrapassa a marca de 4.200 viaturas compradas para equipar as polícias Militar e Civil. ?É o progresso do investimento em segurança pública. Vamos investir até resolver definitivamente o problema. Não há limite de investimento. Queremos devolver aos paranaenses a tranqüilidade perdida?, disse o governador, explicando que decidiu concentrar recursos nesta área.

continua após a publicidade

Dos carros, 142 veículos Parati vão ser usados, junto com 284 motos, para renovação da frota e ampliação do Projeto Povo (Policiamento Ostensivo Volante) em várias cidades do Estado. Também foram entregues 32 veículos modelo Scenic, que serão usados para policiamento de trânsito em Curitiba e outros 21 municípios, e 12 furgões para uso como módulos móveis de policiamento ostensivo. Os recursos para aquisição dos veículos vieram do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Funrestran (Fundo de Reestruturação de Trânsito) e Fumpm (Fundo de Modernização da PM).

?Os problemas de segurança pública são graves quase que no mundo todo. Aqui no Paraná, estamos investindo e lutando duro contra a criminalidade?, afirmou o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.

Também participaram da entrega oficial das viaturas o vice-governador Orlando Pessuti, o secretário-chefe de gabinete do governador, Vanderlei Iensen, o chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Patrulha Escolar Comunitária, tenente-coronel Anselmo José de Oliveira, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nemésio Xavier de França Filho, o chefe do Estado Maior da PM, coronel José Paulo Betes, o comandante do Policiamento da Capital, coronel Amaro do Nascimento Carvalho, e o diretor-geral do Detran, coronel David Antônio Pancotti, além de deputados estaduais e prefeitos.

continua após a publicidade

Distribuição ? Dos 426 novos veículos para o Projeto Povo, 107 carros e 214 motos serão usados no policiamento em Curitiba e Região Metropolitana. Cada carro, acompanhado de duas motos, forma uma Estação Povo. Outros 35 carros e 70 motos serão distribuídos em cidades do interior do Estado para ampliação do Projeto nestes locais. O governo implantará três novas estações em Ponta Grossa, quatro em Maringá, oito em Londrina, quatro em Cascavel, três em Umuarama, seis em Foz do Iguaçu, três em Guarapuava e mais duas em Guaíra. Os bairros beneficiados com a expansão do Projeto Povo serão anunciados em breve.

Em Curitiba, os moradores ainda serão beneficiados com a chegada de mais seis furgões para implantação do módulo móvel. O Batalhão Metropolitano receberá dois desses veículos e Maringá, Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu um furgão cada uma. A implantação dos módulos móveis faz parte de uma nova etapa do Projeto Povo para melhorar o atendimento à população. Esses veículos circularão nos principais pontos da cidade para levar mais segurança e facilitar o acesso à polícia.

continua após a publicidade

De acordo com o coronel Aramis Linhares Serpa, coordenador de projetos especiais da PM na Secretaria da Segurança Pública, a compra dos novos veículos faz parte do projeto de reestruturação do Projeto Povo. Para isso, em Curitiba e Região Metropolitana, as novas viaturas substituirão a frota usada atualmente. A PM também está alterando a forma de acompanhamento do trabalho das equipes. Um oficial da Polícia Militar irá acompanhar exclusivamente os trabalhos do Projeto, em Curitiba e região metropolitana. Para o interior, um oficial também será escolhido para acompanhar os trabalhos do Projeto Povo.

Segundo Serpa, os carros entregues para o projeto Povo resolvem o problema logístico de viaturas para os policiais que atuam dentro da filosofia de policiamento comunitário. ?O mais importante, no momento, é a presença do policial militar na rua, se empenhando como consultor de segurança dos moradores. Todos os esforços são para garantir mais tranqüilidade aos paranaenses?, disse ele. Os carros modelo Scenic, que reforçarão o policiamento de trânsito, serão distribuídos para Curitiba e para mais 21 municípios paranaenses.