Governo entrega 250 quilômetros de rodovias recuperadas no Noroeste

Com investimentos de mais de R$ 50 milhões, o Governo do Paraná muda o quadro de infra-estrutura na região de Umuarama, no Noroeste do Estado. Nas últimas semanas, foram finalizadas as obras de recuperação em cerca de 250 quilômetros de rodovias na região. Estradas que antes eram o retrato do descaso se transformam em vetores de desenvolvimento beneficiando milhares de usuários e mais de vinte municípios da região.

De acordo com o secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi, dentro deste pacote estavam algumas das rodovias com o pior estado de conservação encontrado quando a atual gestão assumiu o governo em 2003.

?O melhor exemplo disso era a rodovia de 42 quilômetros entre Brasilândia do Sul e o distrito de Cedro, em Perobal (PR-486). Com esses serviços, conseguimos reverter definitivamente a situação grave, mais um fruto do descaso da gestão anterior com as nossas rodovias?, afirma o secretário.

Em más condições, as rodovias das cercanias de Umuarama eram um entrave para o desenvolvimento dos municípios, analisa Pugliesi, destacando a região como estratégica no escoamento da produção agrícola.

?São rodovias fundamentais para o escoamento da produção da região e para o acesso da população aos serviços de saúde e educação das cidades mais próximas?, salienta. ?Com a recuperação dessas rodovias estamos dando condições para o desenvolvimento sócio-econômico de todo o Estado?, completa.

Entre as cidades beneficiadas diretamente com as obras destacam-se Umuarama, Ivaté, Maria Helena, Icaraíma, Cruzeiro do Oeste, Vila Alta, Moreira Sales, Douradina e Mariluz.

?As obras ainda vão facilitar muito o escoamento da produção dos estados vizinhos, como Mato Grosso do Sul e São Paulo no sentido do Porto de Paranaguá?, reitera o secretário.

?É mais um passo que estamos dando na busca de entregar as rodovias estaduais em perfeitas condições de tráfego. Estão sendo investidos R$ 1 bilhão garantindo a completa recuperação da malha rodoviária estadual?, completa Pugliesi.

O diretor-geral do DER, Rogério Tizzot, alerta mais uma vez para a necessidade de investimentos na conservação das rodovias estaduais. Segundo ele, para cada real investido em serviços de conservação rotineiros evita-se gastar oito reais em obras de recuperação. ?Só temos a necessidade de investir esse enorme valor de R$ 1 bilhão em obras por causa do descaso da administração anterior, que pouco fez pelas nossas estradas?, finaliza.

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