Governo entrega 186ª reserva particular do patrimônio natural

O Paraná tem lutado de todas as formas para recompensar os proprietários rurais pelo esforço de preservação e recuperação da cobertura florestal do estado. A afirmação é do secretário do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, que participou da inauguração da 186ª Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), em São Pedro do Ivaí, na quinta-feira. “Queremos inverter a lógica da destruição implementando a opção pela preservação para crescer sem destruir”, disse.

Segundo Cheida, a forma de reconhecer o esforço de preservação do proprietário rural virá através da destinação de parte do ICMS repassado aos municípios, da inclusão do proprietário de RPPN como beneficiário de um bônus ambiental, proveniente de multas aplicadas em crimes ambientais, além do pagamento de créditos de carbono, dentro do Protocolo de Kyoto.

Cheida entregou o diploma de RPPN da Fazenda Barbacena a Carlos Alberto Longo, filho do proprietário Jayme Watt Longo que, com sua família, manteve intactos 555 hectares de floresta preservados ao longo de todo o período de ocupação na região central do Paraná.

Durante a cerimônia, em que as autoridades presentes fizeram plantio de árvores nativas, houve a assinatura de Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Instituto Ambiental do Paraná, Prefeitura de São Pedro do Ivaí e Universidade Federal do Paraná para o desenvolvimento de pesquisas científicas da flora e fauna.

Além de preservação e pesquisas, a RPPN Fazenda Barbacena será voltada para programas de educação ambiental e ecoturismo, com a instalação de centro de visitantes e recepção, auditório e trilhas interpretativas para observação das espécies da fauna e flora.

Para Carlos Alberto Longo, a transformação da Fazenda Barbacena em RPPN tem um significado não apenas afetivo, do zelo e da luta dos pais e dos demais membros da família pela preservação dessa área representativa de matas originais, mas o “desejo de promover e compartilhar um bem público com toda a sociedade local e regional”.

Na nova reserva podem ser encontradas árvores como cedro, peroba e canafístula e animais como jaguatirica, porco do mato e o tucano do bico verde, em extinção no país.
O Paraná é o estado que mais possui reservas particulares do Brasil, com cerca de 37 mil hectares de áreas conservadas diretamente pelos proprietários.

Estiveram presentes à cerimônia o prefeito de São Pedro do Ivaí, Sebastião Vieira, reitor da Universidade Federal do Paraná, Carlos Moreira, Anísio Tormena, presidente da Alcopar, o presidente da Associação Paranaense de RPPN’s Alexandre Martinez, o diretor do Conselho Vale do Ivaí, Paulo Zanetti, além de prefeitos, autoridades e representantes de organizações não-governamentais do município e região.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo