A base aliada do governo no Congresso Nacional espera firmar um acordo com a oposição para fazer um esforço concentrado até o fim da semana que vem, e no início de agosto, para que sejam votados os projetos considerados prioritários pelo Executivo, sem necessidade de convocação extraordinária dos parlamentares em julho. Segundo o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), a idéia é votar os projetos prioritários antes que o Congresso fique ?esvaziado? com a ausência dos parlamentares que serão candidatos nas eleições municipais.
?Poderíamos fazer um esforço concentrado agora, no início de julho, outro no início de agosto, e nós concluiríamos a nossa agenda, e a Câmara, a dela. Depois, trocaríamos os projetos que têm que tramitar nas duas Casas e, com isso, cumpriríamos o compromisso com a nação?, enfatizou Mercadante.
Os projetos prioritários para o governo são as Leis de Falências e de Biossegurança, o que estabelece as Parcerias Público-Privadas (PPPs) e a PEC dos Vereadores. De acordo com o líder do governo, esses projetos vão ajudar na recuperação do crescimento interno do país e na geração de empregos. ?Isso é prioridade nacional?, afirmou o senador. Os governistas querem evitar a convocação extraordinária para impedir gastos da ordem de R$ 15 milhões.
Aloizio Mercadante disse que está otimista também com a possibilidade de firmar com a oposição um acordo que permita acelerar a votação das PPPs. A idéia do governo, segundo o líder, é concluir as negociações antes de levar a proposta ao plenário do Senado. Se houver convergência com a oposição, Mercadante disse que o objetivo da base aliada é levar o projeto diretamente para votação em plenário, sem a tramitação regimental nas comissões. ?Eu espero que, com a audiência do ministro Guido Mantega, o aprofundamento do debate permita esclarecer pontos e, com a discussão, nós vamos construir projeto convergente que permite a urgência e a tramitação em plenário?, ressaltou.
O ministro do Planejamento discutiu, hoje de manhã, com os senadores da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) as regras e detalhes do projeto que cria as Parcerias Público-Privadas.
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna