Governo do Rio vai pedir à Aneel providências contra apagões

O governo do Rio vai pedir providências à Agência Nacional de Energia Elétrica para que não ocorram novos apagões como o da noite da última quarta-feira (19), o terceiro deste ano no estado, que deixou três municípios sem luz por 11 horas.

O documento que será encaminhado à Aneel pedirá também um regime especial de abastecimento para o mês de fevereiro no estado, já que o turismo eleva em dez vezes a população de algumas cidades

Para o secretário de Energia, Industria Naval e Petróleo, Wagner Victer, o sistema vem sendo operado de maneira inadequada, privilegiando importação de energia de outros estados, em detrimento das termoelétricas do Rio.

Victer considerou "um absurdo" atribuir a causa do apagão à ocorrência de raios, já que raios caem a toda hora em linhas de transmissão e um sistema de contingência deve entrar em ação para evitar o problema.

O apagão causou prejuízos às cidades de Campos Cardoso Moreira e São Francisco do Itabapoana, inclusive no setor turístico. Itabapoana recebe muitos visitantes de Minas Gerais e Espírito Santo, que buscam suas praias.

"A Aneel tem que tomar uma providência para que o serviço não vire bandalha. É inadmissível que cidades fiquem sem luz por 11 horas. Isto só em época de guerra e não numa sociedade contemporânea como a nossa", afirmou.

Victer disse que já pediu à Aneel que a Ampla (distribuidora de energia controlada pela Endesa, a maior empresa de energia da Espanha) incorpore parte do abastecimento que é feito em São Francisco do Itabapoana por uma Cooperativa Rural. Ele argumentou que o serviço prestado é de péssima qualidade e os moradores têm que pagar duas contas de luz.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo