Devido ao sucesso das missões empresariais para países emergentes, o Governo do Paraná – em parceria com a Revista da Madeira, Câmara de Comércio, Indústria e Tecnologia Brasil?Índia e outras entidades – vai participar de uma missão empresarial na Índia ? país considerado hoje a quinta maior economia do mundo em poder de compra. A missão levará representantes da cadeia produtiva da madeira e os interessados devem se inscrever até quinta-feira (08) na Secretaria de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul. A missão a Índia ocorrerá entre 12 e 24 de fevereiro de 2006.

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A intenção é aumentar o comércio entre o Brasil e a Índia, estabelecendo uma ação direta fomentando a geração de novos negócios. A missão contará com um estande coletivo denominado Brazilian Pavilion na Índia Wood, onde cada empresa poderá expor seus produtos, mediante prévia consulta de espaço e custo, para efetivar seus negócios. A estimativa de público na feira será por volta de 40 mil pessoas do setor.

Paralelamente a feira irá acontecer diversas rodadas de negócios com a iniciativa de consolidar parcerias comerciais entre os dois países visando identificar nichos de consumo bem definidos, como mercados de compensados, MDF, pisos de madeira, móveis, tanto para importação, exportação, comércio de máquinas, suplementos, caminhões, logística entre outros. Será também realizada, no dia 17 de fevereiro, em Bangalore, Índia, visitas em centros de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias direcionadas ao setor.

As relações comerciais entre os dois países superam US$ 2 bilhões em 2005. O Brasil exportou para a Índia US$ 972 milhões, segundo a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul (Seim). O Paraná, por sua vez, Paraná exportou este ano para a Índia aproximadamente US$ 118 milhões, obtendo um aumento de 61,27% em relação ao mesmo período de 2004.

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A cidades a serem visitadas dentro do programa organizado pela Revista da Madeira serão Bombai, Chennai e Bangalore. Os encontros irão permitir a troca de informações entre empresários, a adequação do produto às características do mercado, além de acompanhar as tendências de mercado.