O governo do Estado garantiu nesta quarta-feira (23) o repasse de R$ 11 milhões ao Fundo de Aval para a Agricultura Familiar para a safra 2006/2007, durante encontro com representantes do movimento Grito da Terra, que está em sua 12.ª edição e reuniu cerca de 1.500 trabalhadores rurais em frente ao Palácio Iguaçu. O valor ultrapassa os R$ 10 milhões pedido pelos agricultores rurais em sua pauta de reivindicações.

continua após a publicidade

A reunião foi considerada ?altamente positiva? pelo presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), Ademir Mueller. A entidade é a organizadora do movimento Grito da Terra, que reúne trabalhadores rurais de todo o Paraná. Na pauta constava reivindicações de melhorias para o campo em vários setores: agrícola, meio ambiente, saúde, educação e habitação.

?O governo atendeu às principais solicitações e deu encaminhamento às demais, por isso, a comissão sai satisfeita do encontro?, afirmou o presidente da Fetaep. Outra garantia dada pelo governo do Estado, além da solicitada pelo movimento, foi da contratação de técnicos para assistência técnica e extensão rural. O concurso em andamento na Emater/PR prevê a contratação de 200 profissionais, na Secretaria da Agricultura, mais 251 e, no Iapar, mais 67, totalizando 518 profissionais.

O pedido de criação de uma micro-Ceasa em Ivaiporã, na região central do Paraná, também está em andamento, com a aprovação no Conselho de Administração da Ceasa e previsão de recursos na Lei de Diretrizes Orçamentárias. Em relação à melhoria da cultura do algodão, foi anunciado que, para 2007, o Iapar prevê o lançamento de duas variedades rústicas (que dispensam fungicidas), que estão sendo validadas nesta safra.

continua após a publicidade

Política agrária

Foi anunciado ainda, durante a reunião, a criação de força-tarefa para tornar mais ágeis os processos do Programa Nacional de Crédito Fundiário, incluindo órgãos das secretarias da Agricultura e Meio Ambiente.  Os agricultores reivindicaram o estabelecimento de prazos nas diversas etapas do programa, que envolve vistorias do Instituto Ambiental do Paraná e avaliação de imóvel por parte do Departamento de Economia Rural (Deral).

continua após a publicidade

O governo também informou das ações do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG), na dinamização da regularização fundiária, em curso nas regiões do Vale da Ribeira, Região Metropolitana de Curitiba e Cantuquiriguaçu, através de convênios com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Outras áreas

O movimento apresentou ainda reivindicações na área de habitação rural, que já estão sendo atendidas através de convênio entre o governo estadual e a Caixa Econômica Federal. Na área de saúde, a construção de 25 novos hospitais regionais pelo governo estadual irá beneficiar os agricultores rurais das diversas regiões do Estado. As mulheres trabalhadoras rurais também serão beneficiadas com os 63 centros de saúde da mulher, já licitados.