Cerca de três mil armas de fogo entregues voluntariamente ou apreendidas durante a Campanha de Desarmamento, promovida desde o início do ano pelo governo do Estado, foram destruídas hoje, em solenidade simbólica realizada em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba.
O evento contou com a participação de secretários de Segurança Pública de diversos estados brasileiros que integram o Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública do Brasil – fundado no ano passado – e estão na capital paranaense para discutir diversos assuntos ligados à segurança, entre eles desarmamento.
Segundo o governador Roberto Requião, só este ano foram arrecadas 17 mil armas de fogo. O número é quatro vezes maior que o arrecadado no decorrer de todo ano de 2003. ?A campanha de desarmamento está sendo um sucesso?, afirmou. ?Destaco o exemplo de Umuarama, onde radialistas se integraram a campanha e 3 mil armas foram arrecadadas em dois dias. A intenção é que o exemplo daquele município passe a ser seguido por outros?.
Hoje, as armas foram esmagadas por rolos compressores. Amanhã, elas serão levadas para fundição. Os revólveres e espingardas foram arrecadados por policiais militares e civis e entregues ao Exército, responsável pela destruição (leia mais na edição de amanhã do jornal O Estado do Paraná).