Com o objetivo de traçar com segurança o perfil do turista que visita o Norte do Paraná, a Secretaria de Estado do Turismo realizará a segunda etapa da pesquisa sobre demanda turística de Londrina. As entrevistas serão efetuadas no período a partir desta terça-feira (16) até o dia 24 deste mês, inclusive durante o final de semana.
Essa pesquisa de demanda turística integra a nova série que vem sendo realizada pelo Governo do Estado nas principais cidades do Paraná. ?Esse trabalho é de grande importância para todo o segmento do turismo, e contribui para realimentar e renovar o banco de dados já existente?, disse o secretário do Turismo, Celso Caron.
A expectativa é que a pesquisa confirme os resultados da primeira etapa, realizada em setembro de 2005, e que detectou que a imagem de ?cidade universitária? é a mais marcante de Londrina e que o principal motivo da viagem a Londrina costuma ser para a realização de negócios. A consulta apontou efervescência cultural e uma intensa visitação de atrativos turísticos como o lago Igapó.
De acordo com a técnica em estatística Gilce Zelinda Battistuz, chefe do Departamento de Estatística da Secretaria de Estado do Turismo, a intenção é aplicar a pesquisa durante quatro anos consecutivos, em períodos alternados, e assim produzir uma série histórica com o perfil do turista que vai a Londrina e região.
Em parceria com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), também estará sendo realizada a primeira fase de pesquisa da cadeia Produtiva do Turismo na Região Norte, envolvendo mais de 40 municípios.