Governo do Estado quer envolvimento da sociedade na prevenção da aftosa

A Secretaria da Agricultura vai realizar a partir da próxima sexta-feira (28) em várias regiões do Estado o Fórum Regional ?Paraná na Luta Contra a Febre Aftosa?, onde serão discutidas ações de combate ao vírus da doença. O Fórum Regional começa em Cascavel no dia 28 e em seguida acontecerá em outros quatro municípios do Estado. O encerramento do Fórum será dia 1º de novembro em São José dos Pinhais, com o ato de lançamento da segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa deste ano.

O vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, ressaltou que a batalha contra a doença é de todos e não apenas dos integrantes das entidades que formam o Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária (Conesa) e participam do Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária do Estado do Paraná (Fundepec). ?Além das entidades do Conesa, precisamos sensibilizar e unir toda a sociedade, produtores, lideranças locais e regionais, profissionais das ciências agrárias e todos os integrantes dos conselhos intermunicipais e municipais de sanidade agropecuária?, afirmou.

Pessuti destacou que com o envolvimento de todos na prevenção da aftosa espera-se que 100% do rebanho do Paraná seja vacinado voluntariamente. ?Na primeira etapa da Campanha de Vacinação deste ano, que aconteceu em maio, 98,8% do rebanho do Estado foi vacinado pelos criadores de forma voluntária. A fim de que todos os animais ficassem protegidos do vírus, o restante foi vacinado na presença de profissionais do Departamento de Fiscalização e policiais?, lembrou.

Programação

Em Cascavel, o Fórum Regional ?Paraná na Luta Contra a Febre Aftosa? vai reunir os técnicos do Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura de Cascavel, Pato Branco, Francisco Beltrão, Laranjeiras, Toledo e adjacências. ?Esperamos que os produtores rurais, as lideranças e os representantes da sociedade civil de todas aquelas regiões do Estado participem do Fórum?, disse. No mesmo dia, a partir das 14h30, o evento será realizado em Umuarama, com a participação dos Núcleos Regionais da Secretaria de Umuarama e de Campo Mourão.

Os Núcleos Regionais de Paranavaí e de Maringá reunirão-se no Fórum do sábado (29), às 9h30, em Paranavaí. Na segunda-feira (31), às 9h30, será a vez dos Núcleos de Ponta Grossa, Irati, Guarapuava e União da Vitória participarem do Fórum. O evento será realizado em Ponta Grossa.

Também na segunda-feira, a partir da 14h30, o Fórum vai acontecer em Londrina. Estarão reunidos os Núcleos de Londrina, Jacarezinho, Cornélio Procópio, Apucarana e Ivaiporã.

Segundo o diretor-geral da Secretaria da Agricultura, Newton Pohl Ribas, a realização dos eventos no interior do Estado possibilita uma maior interação dos segmentos interessados em manter o Paraná livre da febre aftosa. ?O importante é que os fóruns vão acontecer nas várias regiões do Estado. A iniciativa do Governo do Estado visa envolver o maior número de pessoas possível na luta contra a doença. Com esta estratégia da Secretaria da Agricultura, nossa meta será concretizada?, acredita.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo