Arquivo / O Estado
hospital210806.jpg

 HC aguarda verba há 25 anos para implementar complexo para
tratamento de câncer.

continua após a publicidade

O governo do Estado aprovou, por meio de licitações, o investimento de aproximadamente R$ 1,9 milhão para a realização da primeira etapa do projeto de modernização e ampliação do Hospital de Clínicas, e de reforma e melhoria do serviço de lavanderia do local.

Com o recurso liberado, conforme convênio firmado entre a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o Fundo Paraná e a Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar), será possível a construção de um prédio de 1.447,86 m² para a instalação do Serviço de Radioterapia e da Coleta do Serviço de Análises Clínicas.

O HC aguarda há 25 anos pela construção desse novo espaço, chamado de complexo G, onde será possível atender a população com serviços para o tratamento de câncer. Nesse complexo, será instalado um laboratório de análise e um acelerador linear, equipamento já existente, mas que está desativado por falta de um local apropriado.

continua após a publicidade

Para o diretor do hospital, professor Giovanni Loddo, a construção melhorará o atendimento aos pacientes e atenderá aos requisitos da vigilância sanitária. Futuramente, em novas etapas, prevê-se a construção de mais oito andares.

Já para o serviço de lavanderia serão aplicados R$ 245 mil, que possibilitarão a reforma do espaço físico e a obtenção de equipamentos ergonomicamente apropriados, culminando, assim, em uma maior agilidade no trato com as roupas hospitalares de pacientes, médicos e as usadas nos quartos, reduzindo a probabilidade de infecções hospitalares.

continua após a publicidade

O Hospital de Clínicas começou suas atividades no início da década de 1960 e atualmente possui 635 leitos. É o órgão suplementar da Universidade Federal do Paraná e tem como objetivo servir ao ensino, pesquisa e extensão nas áreas das ciências da saúde, além de prestar assistência à comunidade.