Professores e governo do Estado consideraram positivo o resultado da reunião realizada em Curitiba nesta quarta-feira (27), dia Nacional de Luta pela Educação Pública no Brasil. Depois de uma caminhada pelo centro de Curitiba, os professores foram recebidos pelo governo no Palácio Iguaçu

continua após a publicidade

Participaram da reunião o secretário de Educação, Maurício Requião; o chefe da Casa Civil, Caíto Quintana, e a secretária de Administração, Maria Marta Lunardon. Também estavam presentes os deputados Elza Correia e Tadeu Veneri. A comissão de professores foi liderada pelo presidente da APP-Sindicato, José Lemos.

A manifestação ocorreu em diversas cidades em todo país. O governo do Paraná declarou o apoio à luta unificada dos professores por melhorias em âmbito nacional. Cerca de 400 pessoas participaram da manifestação no Paraná. Os professores destacaram a reivindicação nacional pela reversão do pagamento da dívida externa brasileira em mais investimentos na educação.

O presidente da APP-Sindicato expôs as questões prioritárias e o seu reconhecimento aos avanços que a educação do Paraná vem tendo na gestão do governador Roberto Requião. ?Sabemos que o secretário Maurício tem de fato se empenhado para atender às solicitações dos professores e que os problemas que estamos discutindo hoje decorrem da falta de interesse do governo passado. Por isso, nossa esperança é de resolvê-los neste governo?, destacou.

continua após a publicidade

O chefe da Casa Civil disse que a posição do governo é clara e positiva em relação a todos os pleitos. ?Porém, não podemos impor ao governo situações que confrontam com questões legais. A categoria dos professores é uma das mais importantes do Estado e o governo vem demonstrando isso com várias ações?, disse Caíto, referindo-se às melhorias executadas nos últimos dois anos, entre elas o Plano de Carreira dos professores.

O secretário Maurício Requião salientou que o governo do Estado, assim como tem agido em todos os aspectos que dizem respeito à educação, está disposto a atender a todas as reivindicações dos professores, dentro das possibilidades que já são de conhecimento da APP.

continua após a publicidade

Maurício destacou os últimos investimentos tanto em inauguração de novas escolas, como na entrega de livros didáticos para os alunos do Ensino Médio e profissionalização de funcionários das escolas. ?Reconhecemos o diferencial dos funcionários das escolas. Eles trabalham com os nossos filhos e, portanto, também são educadores?, afirmou.

O secretário da Educação comentou cada item constante na pauta da APP-Sindicato, destacando a posição do governo. ?Muitos destes assuntos nós já estamos tratando com a APP e continuaremos discutindo até chegarmos a um consenso?, reforçou.

O secretário da APP-Sindicato, José Valdevino de Moraes, elogiou o tratamento que a Secretaria de Estado da Educação (Seed) vem dando aos servidores, ao comentar sobre o treinamento para serventes e inspetores ministrado pelo Departamento de Infraestrutura da Secretaria. ?Vemos o governo trabalhando nesse aspecto, coisa que nunca tivemos antes?, observou.

Para acelerar as discussões sobre plano de carreira – tendo em vista que o edital para o próximo concurso a ser realizado pela Seed será divulgado a partir do dia 10 de maio – foi agendada uma reunião para a próxima terça-feira (3) na Secretaria da Educação, às 14 horas.