Professores e governo do Estado consideraram positivo o resultado da reunião realizada em Curitiba nesta quarta-feira (27), dia Nacional de Luta pela Educação Pública no Brasil. Depois de uma caminhada pelo centro de Curitiba, os professores foram recebidos pelo governo no Palácio Iguaçu
Participaram da reunião o secretário de Educação, Maurício Requião; o chefe da Casa Civil, Caíto Quintana, e a secretária de Administração, Maria Marta Lunardon. Também estavam presentes os deputados Elza Correia e Tadeu Veneri. A comissão de professores foi liderada pelo presidente da APP-Sindicato, José Lemos.
A manifestação ocorreu em diversas cidades em todo país. O governo do Paraná declarou o apoio à luta unificada dos professores por melhorias em âmbito nacional. Cerca de 400 pessoas participaram da manifestação no Paraná. Os professores destacaram a reivindicação nacional pela reversão do pagamento da dívida externa brasileira em mais investimentos na educação.
O presidente da APP-Sindicato expôs as questões prioritárias e o seu reconhecimento aos avanços que a educação do Paraná vem tendo na gestão do governador Roberto Requião. ?Sabemos que o secretário Maurício tem de fato se empenhado para atender às solicitações dos professores e que os problemas que estamos discutindo hoje decorrem da falta de interesse do governo passado. Por isso, nossa esperança é de resolvê-los neste governo?, destacou.
O chefe da Casa Civil disse que a posição do governo é clara e positiva em relação a todos os pleitos. ?Porém, não podemos impor ao governo situações que confrontam com questões legais. A categoria dos professores é uma das mais importantes do Estado e o governo vem demonstrando isso com várias ações?, disse Caíto, referindo-se às melhorias executadas nos últimos dois anos, entre elas o Plano de Carreira dos professores.
O secretário Maurício Requião salientou que o governo do Estado, assim como tem agido em todos os aspectos que dizem respeito à educação, está disposto a atender a todas as reivindicações dos professores, dentro das possibilidades que já são de conhecimento da APP.
Maurício destacou os últimos investimentos tanto em inauguração de novas escolas, como na entrega de livros didáticos para os alunos do Ensino Médio e profissionalização de funcionários das escolas. ?Reconhecemos o diferencial dos funcionários das escolas. Eles trabalham com os nossos filhos e, portanto, também são educadores?, afirmou.
O secretário da Educação comentou cada item constante na pauta da APP-Sindicato, destacando a posição do governo. ?Muitos destes assuntos nós já estamos tratando com a APP e continuaremos discutindo até chegarmos a um consenso?, reforçou.
O secretário da APP-Sindicato, José Valdevino de Moraes, elogiou o tratamento que a Secretaria de Estado da Educação (Seed) vem dando aos servidores, ao comentar sobre o treinamento para serventes e inspetores ministrado pelo Departamento de Infraestrutura da Secretaria. ?Vemos o governo trabalhando nesse aspecto, coisa que nunca tivemos antes?, observou.
Para acelerar as discussões sobre plano de carreira – tendo em vista que o edital para o próximo concurso a ser realizado pela Seed será divulgado a partir do dia 10 de maio – foi agendada uma reunião para a próxima terça-feira (3) na Secretaria da Educação, às 14 horas.