O secretário da Agricultura, Newton Pohl Ribas, assinou nesta quarta-feira (13), em Maringá, a resolução estadual que disciplina o trânsito de aves, produtos e subprodutos, resíduos de criatórios, incubatórios e abatedouros de aves no Paraná. Com a Resolução Nº 094/2006 da Secretaria da Agriculura, fica proibida, em todo o Paraná, a entrada de aves de descarte procedentes de outros Estados.
O documento foi assinado durante o Terceiro Encontro Técnico Unifrango Agroindustrial, que reuniu mil participantes. Na ocasião, Ribas informou que a proibição inclui todas as aves de descarte dos segmentos de produção e reprodução. "A iniciativa envolve avós e matrizes, no caso da reprodução. Quanto à produção, a novidade atinge aves de corte, postura, avestruzes e emas acima de 90 dias, codornas, aves silvestres, exóticas,
coloniais e não-industriais", explicou.
De acordo com a iniciativa, ficam excluídas da proibição as aves procedentes de estabelecimentos certificados pelo Plano de Sanidade Avícola (PNSA) do Ministério da Agricultura, originárias de Estados com as mesmas normas e situação sanitárias que o Paraná, bem como, as aves que se destinam a estabelecimentos de abate com Serviço de Inspeção Federal (SIF).