O governo publicou hoje, no Diário Oficial da União, decreto disciplinando a utilização do Cartão de Pagamento do Governo Federal. O objetivo, segundo o Ministério do Planejamento, é tornar mais claro o uso do cartão, pois o objetivo do governo é substituir as cerca de 30 mil contas de suprimento de fundo, utilizadas para o pagamento de pequenas despesas na administração federal, pelos cartões corporativos.

continua após a publicidade

O decreto define em que condições e quais os gastos poderão ser feitos com o cartão corporativo. Atualmente, segundo informações do Ministério, existem cerca de 3.400 cartões corporativos. Com a substituição das contas de suprimento de fundos pelos cartões, a previsão é que até o final de 2005 esse número chegue a mais de 20 mil cartões.

O número é considerado pequeno pelo ministro Nelson Machado, segundo sua assessoria, se comparado com o número de cartões corporativos no Estado de São Paulo, "que tem três vezes mais". Na avaliação de Machado, ainda segundo sua assessoria o uso de cartões corporativos aumenta a eficiência do gasto e amplia a transparência, porque tudo será controlado e disponibilizado em meio eletrônico que será colocado à disposição da sociedade através do SIAFI – Sistema Integrado de Administração Financeira.

continua após a publicidade