Brasília – Depois de quatro horas reunido com representantes de associações de jornalistas e de empresas de comunicação, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que a tendência do governo é vetar integralmente o Projeto de Lei número 79, de 2004, que modifica a regulamentação da profissão de jornalista.Segundo o ministro, a decisão pode ser anunciada ainda nesta quarta-feira (26) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pode sancionar, rejeitar ou vetar parcialmente o projeto de autoria do deputado Pastor Amarildo (PSB-TO).

continua após a publicidade

O prazo da decisão presidencial termina na próxima sexta-feira (28).?O governo caminha para a decisão de vetar. Estamos caminhando para o veto total?, disse o ministro.O texto foi aprovado pelo Senado no último dia 4 e encaminhado ao Palácio do Planalto no dia 11 deste mês. Na segunda-feira (24), o Ministério da Justiça encaminhou um parecer propondo o veto total ao projeto de lei.O ministro informou que foi criado um grupo de trabalho para analisar a legislação na área de jornalismo.

O grupo será coordando pelo Ministério do Trabalho e composto por cinco representantes das empresas de comunicação e por cinco representantes dos trabalhadores da categoria. O grupo terá até 120 dias para apresentar uma proposta para a área. A primeira reunião está prevista para o dia 9 de agosto.

continua após a publicidade