O governo espera lançar, dentro de 30 dias, o edital da primeira Parceria Público-Privada (PPP) federal: a duplicação e manutenção das rodovias 116, de Feira de Santana (BA) até a divisa com Minas Gerais, e 324, entre Salvador e Feira de Santana. "No fim do ano, quando você for para o Sul da Bahia, já vai ver os tratores trabalhando", disse o chefe da Assessoria Econômica do Ministério do Planejamento, Arno Meyer, se referindo ao trajeto feito pelos turistas que saem da capital federal rumo ao litoral baiano.

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O processo desta primeira PPP, espera ele, vai deslanchar agora, pois o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou ontem as regras propostas pelo governo. O próximo passo será a elaboração do edital pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), processo que deverá levar aproximadamente 30 dias. Lançado o edital, será a vez das empresas interessadas se inscreverem, num prazo que será de no mínimo 45 dias. Realizado o leilão e assinados os contratos, as empresas levarão aproximadamente 3 meses para se preparar e finalmente iniciar as obras.

O fato de o governo estar prestes a iniciar sua primeira PPP, porém, não significa que as PPP finalmente "destravaram". Por falta de projetos e estudos de viabilidade econômica, a expectativa é que as próximas PPPs na área de logística só tenham seu edital anunciado no final deste ano. Estão em estudo projetos de PPP para a BR 040, de Belo Horizonte a Brasília, da BR 381, do anel viário de Belo Horizonte até Governador Valadares (MG), e da BR 116 da divisa entre Minas e Bahia até a cidade de Governador Valadares. Só após concluídos esses estudos se saberá se é o caso de realizar as obras por meio de PPP, concessão ou obra pública.

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