Ministérios do Turismo e
do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) apresentaram
hoje aos empresários paulistas, na Federação das Indústrias do Estado
de São Paulo (Fiesp), a "Marca Brasil". O símbolo Marca Brasil, criado
pelo Ministério do Turismo para identificar o País nas ações de
promoção ao turismo, será também utilizado no comércio exterior de bens
e serviços. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio
Exterior (MDIC), Luiz Fernando Furlan, disse hoje que a marca estará
presente nos estandes brasileiros em feiras no Exterior e que o MDIC
vai incentivar a aplicação do logo nas embalagens e nos próprios
produtos exportados. Desde que assumiu o ministério, em 2003, Furlan
vem reiterando a necessidade do desenvolvimento da Marca Brasil para
identificar os produtos brasileiros no Exterior.
As regras para a utilização da marca no setor privado ainda não
foram definidas. Na apresentação do símbolo, hoje, na Fiesp, ficou
acertada a criação de um comitê formado pelos dois ministérios, por
empresários e pelo Inmetro (que faz a certificação dos produtos) para
discutir a regulamentação do uso da marca. É possível que o setor
privado tenha de pagar pelo uso do logo.
O Ministério do Turismo investiu R$ 4 milhões no Plano Aquarela,
do qual saiu a Marca Brasil. Para este ano, o orçamento do ministério
para a promoção do turismo internacional é de US$ 40 milhões, e em
todas as ações o símbolo Marca Brasil vai aparecer.
"A consolidação de uma marca no Exterior leva cerca de dez anos",
disse Edson Campos, diretor de marketing da Embratur. A meta do
ministério é ampliar para 10 milhões o número de turistas estrangeiros
no Brasil até o fim do governo Lula. Em 2003, foram 4 milhões.