A Casa Civil da Presidência da República publicou nesta quarta-feira (09) portaria no Diário Oficial da União que cria a Câmara Executiva que vai discutir as especificações técnicas de implantação da TV digital no País enquanto não é instalado o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital.
De acordo com a portaria, integram essa câmara representantes da indústria de transmissão, do setor de recepção, das empresas de software, das empresas de radiodifusão e da comunidade científica. Da parte do governo, integrarão a câmara representantes da Casa Civil, do Ministério das Relações Exteriores, Comunicações, Desenvolvimento, Fazenda, Ciência e Tecnologia e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
Em entrevista à imprensa, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse que essa câmara não é uma "seleção definitiva" do grupo que discutirá como se dará a implementação da TV digital no País. "É uma proposta de transição, para, mais para a frente (quando for criado o fórum), serem definidos os participantes em definitivo".
Confira a lista dos representantes titulares de cada setor na Câmara
– Indústria de Transmissão: Carlos Alberto Fructuoso e Jackson Alexandre Sos
– Indústria de recepção: Moris Arditti e Roberto Mello Barbieri
– Setor de software: Laércio José de Lucena Cosentino
– Setor de radiodifusão: Amilcare Dallevo Júnior, Fernando Mattoso Bittencourt Filho, José Marcelo do Amaral e Roberto Dias Lima Franc
– Comunidade científica: Sergio Bampi e Luiz Fernando Gomes Soares