Governo confirma fim de embargo russo à carne de São Paulo e Goiás

A Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura confirmou nesta sexta-feira (6) informação divulgada ontem pela iniciativa privada sobre o fim do embargo russo aos carregamentos de carne bovina e seus derivados crus produzidos em São Paulo e Goiás. O Serviço Fitossanitário e Veterinário da Federação Russa informou que o fim do embargo vale desde ontem. Os embarques estavam suspensos desde dezembro do ano passado.

Em outubro e novembro, o governo diagnosticou vários casos de febre aftosa no Mato Grosso do Sul e no Paraná, o que determinou o embargo. Na ocasião, a proibição afetou os Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Anteriormente, a Rússia já havia proibido as compras dos Estados do Pará e Amazonas.

Neste ano, a Rússia já reabriu seu mercado para a carne produzida no Rio Grande do Sul e em Mato Grosso. A Rússia é individualmente o maior importador de carnes do Brasil. No ano passado, os russos importaram aproximadamente US$ 555 milhões de carne bovina in natura do Brasil. Só em agosto deste ano, foram exportados para a Federação Russa cerca de US$ 67 milhões em carne bovina fresca.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo