Um mês antes do prazo contratual para a conclusão das obras de melhorias do aeroporto Alberto Bertelli, em Arapongas, no Norte do Paraná, a Secretaria dos Transportes anuncia a finalização dos serviços de recuperação do pavimento da pista e do pátio de aeronave do aeroporto.
Segundo o secretário, Waldyr Pugliesi, com a conclusão das obras os pousos e decolagens, que estavam interrompidos desde agosto, estão liberados.
?Mesmo com o problema das intensas chuvas que atingiram o Paraná nas últimas semanas, as obras de melhorias do aeroporto foram concluídas em um prazo menor do que estipulado pelo contrato. As obras deveriam ocorrer até o final de outubro, contudo estamos liberando o terminal no final de setembro?, revela.
Com investimentos de cerca de R$ 306 mil, toda a estrutura do aeroporto agora atende à demanda da região. A pista de pousos e decolagens, de 1.200 por 23 metros de dimensão, e toda a área pavimentada do aeroporto receberam nova camada de pavimento e pintura de sinalização horizontal, para aumentar a segurança dos usuários.
?Incluímos aí também as áreas de estacionamento dos veículos e das aeronaves?, acrescenta o secretário.
As obras, como tem ocorrido em diversos aeroportos paranaenses, têm como objetivo melhorar a estrutura do terminal. ?O governo do Estado vem investindo em diversos aeroportos públicos municipais, assegurando o desenvolvimento econômico do povo paranaense?, afirma o secretário.
Pugliesi lembra ainda que foram concluídos os processos licitatórios para a execução de obras em mais dois aeroportos públicos do Estado. ?Até o final do próximo mês serão iniciadas as obras de renovação do pavimentos das pistas nos aeroportos de Umuarama e União da Vitória?.
Apenas em 2005, o Governo do Estado já realizou obras na pista do aeroporto Edu Chaves, em Paranavaí; Capitão João Busse, em Apucarana; Aeroporto Municipal, em Guaratuba e Santos Dumont, em Paranaguá. No ano passado, foram firmados convênios para sinalização de mais 12 terminais municipais.