Através de um convênio estabelecido entre a Secretaria da Agricultura e o Incra, o trecho foi beneficiado com obras de readequação, orçadas em R$ 490 mil. Segundo Ribas, a Secretaria participou da parceria com R$ 156 mil em recursos, provenientes do Tesouro do Estado. O Incra arcou com o restante do custo.
?Este convênio foi firmado no dia 20 de julho do ano passado. As melhorias, realizadas nesta estrada pela Codapar, vão beneficiar 85 famílias de produtores rurais, que dependem das boas condições do trecho readequado para escoar o que produzem e ter um melhor acesso ao local onde vivem?, disse o secretário.
Neste sábado (29), em Campo Mourão, Pessuti e Ribas também participaram da soltura no Rio das Várzeas de cerca de 40 mil alevinos de pacu e curimbatá. A iniciativa faz parte do projeto Reposição do Estoque Pesqueiro dos Rios Paranaenses, desenvolvido pelo Governo do Estado.
Também foram soltos cerca de 240 mil alevinos no Rio Paranapanema. A ação ocorreu no município de Terra Rica. Ao todo, foram 160 mil curimbatás e 80 mil pacus. Parte dos alevinos foi colocada na represa conhecida como ?Prainha do Garimpo?, que deságua no rio que separa o Paraná do Estado de São Paulo.
?Essa ação, que tem sido praticada em vários rios do Paraná, visa recuperar os estoques de importantes espécies nativas de peixes. Além de contribuir para a recuperação do meio ambiente, a iniciativa permite a geração de uma maior renda aos pescadores artesanais do nosso Estado?, disse o secretário da Agricultura.
Ribas ainda lembrou que a reposição do estoque pesqueiro ajuda a melhorar a qualidade da água dos rios do Estado, além de incentivar o plantio de mata ciliar nas margens dos mesmos. ?Acreditamos quem, futuramente, ocorra também uma maior geração de empregos decorrente da pesca esportiva. Essa prática deverá ser favorecida em conseqüência da reposição dos estoques de peixes?, comentou.