O vice-presidente da República e ministro da Defesa, José Alencar, confirmou, nesta terça-feira, que o Brasil comprou da França 12 aviões Mirage 2000 usados. A negociação foi feita durante a última visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva àquele país.
Os aviões, que custaram 60 milhões de euros, serão usados no lugar dos Mirage da Força Aérea Brasileira (FAB) que deixarão de voar no final deste ano, porque foram considerados obsoletos e sua modernização seria economicamente inviável.
A FAB pretendia comprar caças de última geração para substituir os Mirage, dentro do Projeto FX, que vem se desenvolvendo há alguns anos na força aérea, mas esbarrou no alto custo dos caças novos (cerca de US$ 700 milhões) e também em questões de tecnologia.
José Alencar disse que as aeronaves que o Brasil comprou deverão voar de 10 a 15 anos no país, trabalhando no sistema de defesa aérea, "até que novas tecnologias sejam incorporadas". A chegada dos aviões está prevista para o final deste ano ou para 2006, segundo informou Alencar.