O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, destacou nesta terça-feira, na abertura do seminário de capacitação da Agenda 21-Paraná, realizado em Curitiba, a importância da integração da sociedade e órgãos de governo na busca pelo desenvolvimento sustentável.
Segundo Cheida, um dos principais desafios da Agenda 21 será promover uma mudança de comportamento da sociedade. ?Devemos sugerir que as pessoas busquem satisfazer as necessidades do presente sem comprometer os recursos naturais que serão essenciais no futuro?, disse o secretário. Ele ainda disse que a Agenda 21 não depende somente do governo. ?A participação da sociedade é fundamental para o sucesso deste compromisso?, destacou.
Durante o seminário, que prossegue até quinta-feira (04), serão realizados debates e palestras abordando nove eixos temáticos que orientam os trabalhos da Agenda no Estado. Neste primeiro dia os temas apresentados foram agricultura sustentável e segurança Nutricional.
Os próximos debates deverão envolver gestão social e terceiro setor, biodiversidade, recursos hídricos, diversidade espacial e integração regional, direitos humanos, produção científica e tecnológica e também padrões de produção e consumo.
Participam das atividades técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e suas autarquias e representantes de Organizações Não-Governamentais (OnGs), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Universidades, Secretarias de Estado e povos indígenas. Os participantes deverão atuar como multiplicadores das ações da Agenda 21 em suas instituições.
De acordo com a coordenadora estadual da Agenda 21-Paraná, Schirle Margaret dos Reis Branco, depois da conclusão do evento também será produzido um documento intitulado ?As Instâncias Regionais da Agenda 21-Paraná? que irá apontar as principais propostas discutidas durante a capacitação.
Entre as ações já realizadas pela Agenda 21-Paraná está a instalação do Fórum Permanente – reuniões periódicas entre mais de 58 representantes de instituições públicas e privadas onde são elaboradas conjuntamente propostas visando o aproveitamento racional e assegurando a conservação dos recursos naturais.
Para a coordenadora de Meio Ambiente e Ação Social, Maria Arlete Rosa, a capacitação demonstra na prática o novo enfoque deste governo com a questão ambiental. ?É esta integração que o governo busca?, disse.
A Agenda 21 é o principal documento da Rio 92, uma das mais importantes conferências organizadas pela ONU, e é resultado de uma associação de ideais estipulados para toda a sociedade global. Mais de 170 países assinaram este compromisso em busca pelo desenvolvimento sustentável, justiça social e equilíbrio ambiental.
Paraná
Vários municípios paranaenses, como Londrina, Araucária e Campo Mourão, já organizaram suas agendas locais. No Governo do Estado muitas ações estão sendo realizadas seguindo os conceitos da Agenda 21, a coordenadora Estadual da Agenda 21 Paraná, Schirle Margaret dos Reis Branco cita como exemplo o plantio de mata ciliar o Programa Luz Fraterna e a Tarifa Social da Sanepar.
Ela cita ainda ações desenvolvidas pela sociedade civil organizada como o programa Rodando Limpo e a Pastoral da Criança e pelos cidadãos individualmente a opção pelo consumo e produção de produtos orgânicos.