A Coordenadoria de Resíduos Sólidos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos promoveu nesta terça-feira (19) curso de capacitação para gerenciamento de resíduos sólidos, direcionado a funcionários da manutenção, lanchonetes e administração da Kyocera Arena.
A realização do curso faz parte do convênio firmado em março deste ano entre a Secretaria do Meio Ambiente e o Clube Atlético Paranaense para promover a coleta seletiva e a reciclagem de lixo nas dependências das instalações do clube. ?A parceria foi fechada, inicialmente, pensando na responsabilidade sobre a destinação correta dos resíduos que são produzidos durante os jogos?, disse o assessor de marketing do clube, Alisson Tovar.
?Já estamos em contato com indústrias que fazem a reciclagem e também estamos instalando lixeiras de coleta seletiva na Arena?, informou Alisson. O clube passará a ganhar com a separação de resíduos gerados como pilhas, baterias, luz-fria, madeira, plástico, papelão e latas. O recurso arrecadado deverá ser destinado a projetos sócio-ambientais.
?Outra proposta é levar a iniciativa de coleta seletiva e gerenciamento de resíduos para as 30 escolinhas de futebol que o Atlético tem no Paraná?, completou.
O Atlético vai iniciar a implantação da coleta seletiva de lixo no estádio Kyocera Arena e, posteriormente, no Centro de Treinamentos Alfredo Gottardi.
Os torcedores também deverão receber dicas sobre coleta seletiva, redução no consumo dos recursos naturais renováveis e técnicas para uma postura ambientalmente correta de cada cidadão durante os intervalos de jogos, treinamentos e eventos do clube.
Adesão
Paraná Clube e Coritiba Football Clube também já assinaram convênio para a coleta seletiva e o gerenciamento dos resíduos produzidos durante as partidas de futebol. ?Com o apoio dos clubes poderemos atingir 10, 15 mil pessoas a cada jogo. É um excelente canal de comunicação em benefício do meio ambiente?, destacou coordenador de Resíduos Sólidos, Laerty Dudas. ?Mas a natureza não tem time de futebol, raça ou religião. Zelar por ela é um compromisso de todo os cidadãos?, concluiu.