Brasília – Mais de 30 representantes do governo brasileiro chegam neste sábado (20) a Nairóbi (Quênia). Levam na bagagem material para expor as principais políticas sociais do governo, a serem apresentadas na sétima edição do Fórum Social Mundial.
Um desses representantes é Crispim Moreira, da Secretaria de Segurança Alimentar do Ministério de Desenvolvimento Social. Moreira deverá participar de três debates, sobre cada uma das políticas públicas que apresentará.
?O principal deles é o da segurança alimentar, com incentivo à produção da agricultura familiar. Vamos apresentar experiências que implantamos no Brasil junto com movimentos sociais?, disse Moreira, citando o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase).
Outro programa brasileiro que, segundo Moreira, será discutido no Fórum Social Mundial, é o Bolsa Família. ?Já temos convênios com outros países do Sul do planeta para troca de experiências nas políticas de transferência de renda?, contou. "Em outros países, algumas organizações sociais até aplicam essa política, mas de forma bem focada. Vamos discutir como transformar isso em políticas públicas em cada nação?.
O terceiro programa que Moreira apresentará em Nairóbi será o Sistema Único de Assistência Social (Suas).
O assessor internacional do Ministério das Cidades, Luiz Fabbri, também chegará hoje a Nairóbi para participar do Fórum Social Mundial. O principal tema quer ele irá discutir é a participação social na elaboração de políticas públicas. ?Vamos contar a história das duas Conferências Nacionais das Cidades que realizamos, e das eleições para o Conselho Nacional de Cidades, órgão consultivo do ministério?, disse.