Governo brasileiro quer discutir suas políticas no Fórum Social Mundial

Brasília ? O governo brasileiro quer discutir suas políticas públicas na edição americana do Fórum Social Mundial, a ser realizada em Caracas, capital da Venezuela, entre os dias 24 e 29 de janeiro. A informação é do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci. Segundo ele, ministros e técnicos do governo brasileiro irão discutir programas relacionados a diversos temas, como meio-ambiente, reforma agrária, cultura, combate ao racismo, direito das mulheres e políticas da juventude.

"Tem um série de projetos práticos do governo brasileiro que interessam muito aos outros países do continente e sobretudo aos movimentos sociais", destacou Luiz Dulci em entrevista à Radiobrás. Ele disse que participará do Fórum juntamente com outros ministros, como a do Meio Ambiente, Marina Silva, a da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, e o ministro da Cultura, Gilberto Gil. Segundo Dulci, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi convidado, quer comparecer e está senda sendo estudada a questão de agenda.

De acordo com Dulci, uma das questões a serem debatidas é a política de combate ao desmatamento na Amazônia. "Eles estão muito interessados em saber como o Brasil conseguiu esse resultado de reverter uma curva perversa que vinha de muitos anos. A cada ano o desmatamento só aumentava e agora, pela primeira vez, o desmatamento começou a diminuir", destacou o ministro. Outro ponto a ser apresentado nas discussões do Fórum é a política de apoio à agricultura familiar. "Os movimentos de trabalhadores rurais, de camponeses, de movimentos indígenas de vários países, como Bolívia e Peru, têm muito interesse nisso", disse.

O ministro afirmou que técnicos brasileiros irão apresentar também o modelo de escolas indígenas autônomas. "São escolas bilíngües, onde os jovens indígenas aprendem na sua própria língua, mas também, no nosso caso, aprendem o português. No caso deles, aprenderiam castelhano", explicou Dulci. Será discutida também a questão do combate ao racismo. "Avanços muito em 2005 no atendimento às comunidades quilombolas no Brasil. Muitas delas receberam água tratada, luz ? por meio do programa Luz para Todos ? escolas", destacou.

O Fórum Social Mundial é o principal encontro organizado pela sociedade civil para discutir a luta pela democratização da política e da economia. Quatro de suas cinco primeiras edições ocorreram no Brasil, em Porto Alegre. Em 2004, o encontro foi realizado em Mumbai, na Índia. Este ano, ele será diferente. Ocorrerá em três continentes: África, América e Ásia.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo