O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota na qual afirma que o governo brasileiro acompanha atentamente a implementação do plano de retirada de colonos na Faixa de Gaza e em quatro assentamentos do Norte da Cisjordânia, objeto de decisão adotada pelo Parlamento de Israel em 26 de outubro de 2004, cuja execução teve início na segunda-feira (15).

continua após a publicidade

"O Brasil saúda a determinação do Governo israelense de levar a cabo o Plano de Desengajamento, a despeito da complexidade da empreitada. O Governo brasileiro compartilha o anseio da comunidade internacional para que a Autoridade Nacional Palestina possa assumir, sem incidentes e em ambiente de paz, o controle pleno sobre o território de Gaza, em seguida à saída dos colonos", diz a nota.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o país reitera o entendimento de que o Plano de Desengajamento de Gaza representa iniciativa capaz de contribuir de forma significativa para fazer avançar o processo de paz no Oriente Médio. "O Brasil insta todas as partes envolvidas a dar prosseguimento ao diálogo com esse objetivo, no âmbito do Mapa do Caminho para a Paz".

A nota informa também que o Brasil reafirma sua disposição de contribuir, "se assim for do interesse das partes", para os esforços da comunidade internacional com vistas à obtenção de uma paz justa e duradoura na região, "que contemple, por um lado, a criação de um Estado palestino soberano, economicamente viável e geograficamente coeso e assegure, por outro, o direito de Israel à existência e à segurança, dentro de fronteiras internacionalmente reconhecidas".

continua após a publicidade