A Secretaria de Estado da Saúde anunciou nesta quinta-feira que pretende instalar na maternidade da Santa Casa de Paranaguá de duas a quatro Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs) para atendimento neonatal. O local para instalação das unidades foi definido após uma visita do diretor de sistemas de saúde, Gilberto Martin, à maternidade da instituição.
Esta é a segunda medida tomada pela Secretaria para aumentar o atendimento de alta complexidade no Litoral. No último final de semana o secretário Cláudio Xavier já havia anunciado que irá aumentar de quatro para dez o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto na Santa Casa. Os equipamentos para os novos leitos adulto e neonatal serão fornecidos pelo Estado, que também custeará as unidades até o credenciamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Ministério da Saúde.
“Os novos leitos de UTI e a UCI neonatal são mais uma prova da preocupação deste governo com o atendimento da população do Litoral”, disse Martin. A previsão da Secretaria é reabrir o Pronto Socorro da Santa Casa no início de julho e, no mesmo mês, colocar em funcionamento as novas unidades.