O secretário especial de Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira, anunciou nesta quarta-feira o apoio do governo do Estado à campanha "Trote Humano", da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O objetivo é incentivar os alunos veteranos a organizar atividades educativas para a recepção de novos alunos.
"O ingresso a uma faculdade é razão de alegria e não de tensão, e a campanha tem o objetivo de transformar esse momento em satisfação", afirma Nizan. O calouro, acrescenta o secretário, precisa perceber que ele está entrando para uma comunidade onde a prática é o desenvolvimento da ciência, do conhecimento e do cidadão.
A campanha – lançada pelo reitor Carlos Moreira Júnior – vai realizar eventos e festas que incentivem a integração solidária entre a comunidade universitária e sociedade. Também serão distribuídos cartazes, folhetos e camisetas com o número 0800-643-8377 para denúncias de abuso ou violência no trote.
Nizan afirma que um dos maiores problemas do trote são as agressões morais e verbais que, muitas vezes, terminam em agressões físicas. "Cansamos de ver na mídia histórias de calouros que participam de festas e trotes que acabam se transformando em confusão e causando, infelizmente, a morte de pessoas", lembra o secretário.
Melhorias
Nizan explica também que, neste ano, o vestibular da UFPR está mais democrático. "As cotas para afrodescendentes e estudantes oriundos de escolas públicas aumentam a possibilidade de as pessoas mais pobres entrarem numa universidade", afirmou ele.
Outra melhoria foi a mudança do horário das provas, da manhã para a tarde. "Isto também facilitou o acesso dos alunos mais carentes que precisam de ônibus para chegar aos locais da prova", avaliou o secretário.