O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento anunciou a liberação de R$ 554 milhões para apoiar a comercialização de 3,2 milhões de toneladas da atual safra agrícola. Desse total, R$ 290 milhões estão programados para serem executados já nos mês de novembro.
De acordo com a assessoria de imprensa, esses recursos serão usados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em compras para o governo federal de arroz, algodão, milho e mandioca. Segundo a Conab, essa compra tem como objetivo garantir o preço mínimo aos produtos agrícolas e manter o nível de renda dos produtores.
O governo comprará 270 mil toneladas de trigo no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Também vai comprar 460 mil toneladas de arroz no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso e Pará. Outras 150 mil toneladas serão financiadas por meio de leilão do Prêmio de Risco de Opção Privada (PEP), marcado para o dia 4 de novembro.
Haverá leilão de Prêmio de Risco de Opção Privada (Prop) de 850 mil toneladas de trigo, sendo que o primeiro também está marcado para 4 de novembro. Além disso, a Conab realizará leilões de PEP de 400 mil toneladas para abastecer as regiões Norte e Nordeste. No total, o pacote de medidas deverá apoiar a comercialização de 1,52 milhão de toneladas de trigo.
Ainda segundo o ministério, o governo vai apoiar a compra de 435 mil toneladas de milho, 15 mil toneladas de fécula de mandioca e 30 mil toneladas de farinha de mandioca.